Washington Novaes, Jaime Sautchuk e Brasilete Caiado serão homenageados no Fica 2021


Em memória deles, será dedicado troféu e menção honrosa do Estado

A 22° edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2021), que ocorrerá de 14 a 19 de dezembro, terá uma homenagem especial à três personalidades que tiveram papel importante na criação do festival e no desenvolvimento cultural da cidade de Goiás. As homenagens já são uma marca registrada do Fica, tendo como objetivo honrar o nome e a trajetória dos escolhidos.

Uma das celebridades deste ano será a professora universitária, Brasilete Caiado, filha do ex-governador de Goiás, Brasil Caiado. Falecida em 2003, ela dedicou sua vida à cultura e à promoção da cidade de Goiás: foi uma das responsáveis pela formação do arquivo documental do município de Goiás, uma das fundadoras da Faculdade de Direito e Filosofia de Goiás, presidiu o Movimento Pró-Cidade e trabalhou intensivamente pelo título de Goiás Patrimônio da Humanidade, conferido em 2001.

O idealizador do Fica, Jaime Sautchuk, também receberá honrarias no evento. O jornalista, escritor e ambientalista, que faleceu no ano passado, aos 67 anos, deixou um legado profissional admirável, que contempla vários livros, inúmeras reportagens Brasil afora e um prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.

O terceiro e último a ser homenageado nesta edição é o jornalista Washington Novaes, que faleceu em 2020. Ele foi consultor ambiental do Fica desde sua primeira edição, em 1999, permanecendo à frente do posto até 2008. Como consultor de meio ambiente, o jornalista foi responsável por estabelecer a linha de abordagem em relação às questões ambientais, o que trouxe foco e diretrizes ao festival. No ano passado, Washington também foi condecorado do evento, que agora conta com uma mostra competitiva exclusiva de temática ambiental que leva seu nome.

A comissão do evento irá dedicar troféu e menção honrosa do Estado em memória dos três, além de uma página apresentando a trajetória e as contribuições das personalidades para o festival.

Da Redação
Fonte: FICA
Share on Google Plus

About Grupo GBC

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.