Além da Cidade de Goiás, que deve receber um valor total de R$100 mil reais para investir em materiais de festa e vestimentas, serão contemplados os municípios de Pirenópolis, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e Posse. Na cidade de Goiás, a última cavalhada data do ano de 1914, onde atualmente Pirenópolis é conhecida por possuir uma das mais ”significativas cavalhadas do Brasil”.
De acordo com a nota publicada pelas redes sociais da Prefeitura de Goiás:
"As Cavalhadas em nosso município de Goiás remontam ao início do século XX, onde era uma tradição, que se perdeu ao longo dos anos. Porém com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura, esta tradição será resgatada e a Cidade de Goiás estará fazendo parte do Circuito Goiano de Cavalhadas, inserindo este evento no calendário Cultural de nosso município, trazendo investimentos, visibilidade e mais um atrativo turístico para nossa cidade."
O Circuito das Cavalhadas ocorre tradicionalmente entre os meses de junho e setembro - após as celebrações do Divino Pai Eterno - e são representações baseadas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média, simbolizando o combate entre o exército cristão e os muçulmanos, para decidir quem detinha a fé verdadeira. No fim do evento, ocorre a derrota e o batismo para a conversão ao cristianismo.
No evento, estiveram presentes o prefeito de Goiás Aderson Gouvea e a ex-prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, o secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, e da Comunicação, Tony Carlo; os presidentes da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, e da Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa), além dos prefeitos ou seus devidos representantes dos demais municípios contemplados e outros membros do governo.
Por João Pedro Felix
ASCOM CNN
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários anônimos não serão publicados.