Alerta vermelho da COVID-19 na Cidade de Goiás com alta de casos, foram 73 nos 6 primeiros dias de agosto



Após um período de baixas em casos positivos de Covid-19 no período de julho, a Cidade de Goiás acende o alerta vermelho ao iniciar o mês de agosto com 73 casos confirmados e um óbito. Nesse período de 6 dias, registrou-se apenas na quinta-feira/05, um total de 20 casos confirmados. Em comparação com todo o mês de julho, foram confirmados 177 casos em 31 dias.

O crescente aumento pode ter sido causado pelo relaxamento do decreto municipal de distanciamento social em conjunto com o grande fluxo de turismo e o período de férias de julho. O decreto municipal de N°120 foi prorrogado por mais 8 dias pelo prefeito da Cidade, Aderson Gouvea (PT). Nas medidas do atual decreto, a flexibilização é visível já que o funcionamento de estabelecimentos comerciais de alimentação podem funcionar até meia noite (00h00min) - no decreto anterior, o funcionamento era permitido apenas até às 22h30min.

Recentemente, a estátua de Cora Coralina que se encontrava isolada desde maio, foi aberta novamente ao público em 07 de julho. É novamente comum pequenas aglomerações de turistas para fotografar junto ao monumento, comumente abraços e até mesmo, beijando o rosto da réplica da poetisa.

Vacinação

Em contrapartida, a aplicação da primeira dose da vacina chegou a até 72% da população vilaboense, segundo o vacinômetro divulgado pela Prefeitura Municipal nesta sexta-feira/06. A taxa equivale a 13.460 pessoas, das quais 5668 já receberam a segunda e última dose. Em comparação com a grande capital Goiânia, Goiás está com alto progresso na taxa de vacinação, uma vez que Goiânia declara ter vacinado 60% da população nesta sexta-feira - com um total de 701.745 pessoas alcançadas com a primeira dose.

No estado de Goiás, 4.532.339 - mais de quatro milhões e meio de doses - foram aplicadas até o momento, das quais 1.286.132 pessoas já receberam a segunda dose ou imunizante de aplicação única. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu na sexta-feira/06, madrugada deste sábado/07, 75 mil doses de imunizantes da AstraZeneca para aplicação em segunda dose

Variante Delta

Em Aparecida de Goiânia, foram confirmados 3 casos confirmados da variante Delta, todos em membros de uma mesma família: um senhor de 67 anos, sua esposa de 60, e a filha do casal, de 34. Apenas o idoso segue internado em estado grave, uma vez que sua esposa e sua filha já se encontram sem sintomas.
“Todos são casos de infecção no mês de julho e como ainda não identificamos como se contaminaram, afirmamos, a princípio, que já existe a transmissão comunitária dessa variante na Região Metropolitana, tendo em vista que a mulher mais jovem trabalha em Goiânia”, informou Alessandro Magalhães, secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia.
Nas últimas 24 horas, a secretaria de saúde do estado registrou 2.972 casos positivos e 62 mortes por coronavírus. Na ocupação hospitalar estadual, 83,97% dos 609 leitos de UTIs estão ocupados, na enfermaria a taxa é de 52,58%.

Por João Pedro Felix
ASCON-CNN


Share on Google Plus

About Grupo GBC

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.