20 de agosto, Dia do Vizinho, dia de Cora Coralina



"Vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente"
Cora

Nesta sexta-feira, 20 de agosto, comemoraremos o Dia do Vizinho. 
No Brasil, utiliza-se duas datas, para o dia do Vizinho, 20 de agosto e 23 de dezembro. Para a data de 23 de dezembro não se tem uma justificativa oficial ou o porquê da data, entretanto, já o dia 20 de agosto, sabemos que foi criado há mais de 30 anos, em comemoração ao aniversário da nossa poetisa Ana Lins de Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina.

Diz a história, que a ideia surgiu quando moradores/as da rua de Cora quiseram dar uma festa de aniversário, que ela recusou e disse preferir uma comemoração entre vizinhos.

A autora morreu em Goiás, em 10 de abril de 1985, aos 96 anos. Cora Coralina nasceu na Cidade de Goiás e foi considerada uma das principais escritoras brasileiras. Teve o primeiro livro publicado em 1965, quando já tinha quase 76 anos.

O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina, em parceria com a Prefeitura de Goiás, irá realizar uma série de atividades nesta data, alusivas aos 20 anos de Patrimônio Mundial, teremos o lançamento do Projeto Passo Poético e a abertura da Exposição Goiás Cidade Mundial.

E especialmente neste ano, teremos concomitantemente, a Expedição Desafiando Limites, idealizada com o apoio do Governo de Goiás, através da Goiás Turismo, com o apoio da Associação do Caminho de Cora Coralina e das Prefeituras Municipais ao qual o Caminho percorre e conta com o ultramaratonista Márcio Villar, promovendo o Caminho de Cora Coralina. A Expedição tem uma extensa programação nos dias 20 e 21 de agosto em nosso Município.

Programação Caminho de Cora Coralina
DATA 20/08

14h00 – Recepção do Ultra Maratonista Márcio Villar por autoridades do Município de Goiás e equipe de ciclistas, na Ponte do Urú – Caminho de Cora Coralina.
17h30 – Previsão de chegada ao Distrito de Calcilândia / realização de ação social –

Distribuição de cestas básicas.

21h – Lançamento do Filme “Cora Coralina: versos em preto e branco”, com direção de Lázaro Ribeiro e realização da Lei Aldir Blanc e Secretaria Municipal de Cultura.
Transmissão ao Vivo:

Prefeitura de Goiás:

Youtube: http://youtube.com/prefeituradegoias2124
Facebook: www.facebook.com/prefeituramunicipaldegoias

DATA 21/08
06:00 – Saída de Calcilândia
10:00 – Encontro com violeiros na Cruz do Chico Mineiro.
11h30 – Passagem pelas Ruínas do Ouro Fino – Hidratação
13h00 – Almoço no povoado do Ferreiro.
14h30 – Saída com destino ao Parque Natural da Estrada Imperial
15h30 – Acesso à trilha que dá acesso ao Parque Natural da Estrada Imperial
17h00 – Passagem pelo Largo da Carioca
17h30 – Visita Casa de Cora Coralina
18h00 – Entrega do Certificado e registro da experiência no Livro do Caminho – Prefeitura de Goiás / Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Abertura da exposição fotográfica “Cora e a casa velha da ponte’’, de Cidinha Coutinho (Auditório André Xavier Mundim – Secretária Municipal de Cultura).
Programação Cidade de Goiás

Das 09h00 às 17h00 – Ações Sociais no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social -

Serviços: passe livre do/a deficiente; passaporte do/a idoso/a; carteirinha do/a autista; registro civil; corte de cabelo; serviço ligado à mulher - Corte de cabelo.

20h – Exibição do Vídeo da Cidade de Goiás (Projeção no Quartel do XX) e o Vídeo

Institucional ‘’Goiás, Cidade Mãe.’’ Fala de autoridades e em seguida Palestra do

ultramaratonista Márcio Villar no Quartel do XX.


Foto: Fotógrafa Cidinha Coutinho/Goiás – GO.
Texto: Ascom – Prefeitura de Goiás/Informe Publicitário.


Share on Google Plus

About Grupo GBC

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.