Variante P1 da COVID-19 é encontrada em 4 municípios da Regional de Saúde Rio Vermelho


A Secretaria Estadual de Saúde comunicou ontem dia 18/03 que encontrou em 4 municípios da Região Rio Vermelho a Variante P1, linhagem brasileira primordialmente encontrada em manaus, e que já circula em Goiânia a algum tempo.

Agora esta variante já é encontrada em 17 municípios Goianos, dos 17, 4 deles estão no Vale do Araguaia e que pertencem a Regional de Saúde Rio Vermelho sediada na Cidade de Goiás, e são eles: 

Araguapaz - GO
Jussara  - GO
Faina  - GO
Santa-fe de Goiás  - GO

O estado detectou a P1 em 57 amostras avaliadas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela PUC-GO, em fevereiro. O estudo das instituições também identificou a linhagem B.1.1.7, do Reino Unido, em três cidades: Anápolis, Goiânia e Luziânia. Somente em Goiânia a P1 foi encontrada em 28 de 30 amostras analisadas

Segundo matéria publicada no G1.com, a superintendente de Vigilância Sanitária do Estado, Flúvia Amorim, explica que a linhagem P1 é responsável pelo aumento exponencial de internações, casos graves e mortes. Segundo a especialista, essa variante está em estágio de transmissão comunitária no estado.

"Chamo a atenção de todos porque essa variante é mais transmissível e, assim como Goiânia identificou em várias amostras, o estado está informando que em várias outras regiões foi também identificada essa cepa", alertou Amorim.

Fonte: g1.com
Por Gessy Chaves
Jornalista
MT/GO 3243
Share on Google Plus

About Grupo GBC

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.