Cidade de Goiás perde a doceira oficineira Joaquina Martins


A cidade de Goiás perdeu na última sexta-feira (1º de janeiro) uma de suas mais consideráveis doceiras, ela tinha 65 anos, 2 filhos e 2 netos. Joaquina Martins era conhecida pela empadinhas de leite ninho, as quais carinhosamente deu o nome de Pedacinho do Céu. O que posteriormente deu nome ao seu pequeno comércio.

Famosa pelos diversos doces que fazia, era referência na gastronomia vilaboense, encantava qualquer paladar e seus clientes, depois de experimentar, era impossível não levar pra casa. Muitos turistas andavam pela cidade a procura das tais empadinhas de doce e era fácil de encontrar, pois seu ateliê ficava ali na saída para Goiânia, no Setor Goiás II.

Joaquina Martins era a caçula de 14 irmãos e veio a óbito devido a um infarto, de repente quando foi levada para o hospital já chegou sem vida. Joaquina Martins foi velada na Igreja Católica do Setor Goiás II e foi sepultada as 11:00h de domingo

Transcrevendo uma homenagem de Aloísio Godinho, um dos grande chef's de cozinha da cidade e um grande admirador de Joaquina:

''Hoje o empadão amanheceu sem molho.
Os doces entre lágrimas, não cristalizaram.
Joaquina, o repolegar nas suas empadinhas doces ficará na saudade: suas mãos de fadas, agora tocarão somente o folheado da memória.
Muitos segredos culinários serão enterrados com você, minha amiga.
E a nossa parceria, que muito me ensinou, hoje traduz-se em gratidão.
Felizes devem estar os deuses, pois agora é você que há de lhes oferecer os melhores manjares.
Descanse em paz, querida'' 

Aloísio Godinho

Foto Face de Cidinha Coutinho
Por Gessy Chaves
Jornalista
MT/GO-3243
Compartilhe no Google Plus

Publicidades

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.