Crea-GO terá eleição para presidente em junho de 2020 em todo o território goiano


O Conselho Regional de En­genharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) vai eleger o seu presi­dente para o triênio 2021/2023. O pleito será realizado no dia 3 de junho próximo, das 8h às 19h, na sede do Crea Goiás, em Goiânia, e nas inspetorias da autarquia em 28 municípios de Goiás, o que permitirá a participação de todos os enge­nheiros e agrônomos residentes no Estado.

O profissional eleitor tam­bém vai eleger o novo presidente do Conselho Federal de Engenha­ria e Agronomia (Confea) e os no­vos diretores da Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais das categorias. Em Goiás, participam das elei­ções somente os profissionais re­gistrados/vistados no Crea-GO e que estiverem em dia com suas obrigações.

Dos 60 mil profissio­nais registrados no Conselho goia­no, 22 mil estão aptos a votar. Realizadas a cada três anos, as eleições gerais do Sistema Con­fea/Crea e Mútua – a maior de­pois das eleições gerais – ocorrem por meio do voto direto de mais de 1,5 milhão de profissionais que compõem o Sistema. São eles: en­genheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnó­logos e técnicos de nível médio.

Em Goiás, quatro profissionais são candidatos a dis­putar a presidência do Crea para o próximo triênio: o engenheiro eletricista Jovanilson Faleiro Freitas, o engenhei­ro civil Idalino Serra Hortêncio, o engenheiro civil Lamartine Moreira Júnior e o engenheiro eletricista Petersonn Gomes Caparrosa Silva.

Para a presidência do Confea concor­rem os engenheiros civis Diogo Mesquita Aguiar, Alexandre Magno Santos Cruz, Joel Kruger, Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, Rizomar Rodrigues da Silva e Marcos Moliterno. Para diretoria da Caixa de Assistência Mútua-GO são candidatos, para Diretor Administrativo, os engenheiros eletricistas Bruno dos Santos Aguiar e Urias Luis Silva Fleury, o engenheiro mecânico Fábio Souza Gomes e, para Diretor Geral o engenheiro civil Luiz Soares de Queiroz.


Candidato Jovanilson Freitas propõe uma engenharia forte

“Ao longo dos anos os profissionais das diversas engenharias do Sistema Confea/Crea estão sendo continuamente preteridos diante da importância que possuem para sociedade”. Esta é a opinião do engenheiro eletricista Jovanilson Freitas, candidato a presidente do Crea Goiás que, caso eleito, vai mover ações para que o sistema tenha uma “engenharia forte”.

Segundo ele outros segmentos têm vozes, créditos e são valorizados, ocupando os espaços destinados às engenharias. “Nosso sistema é o último a participar das discussões das engenharias. Obras são embargadas e interditadas sem nossa manifestação, as empresas de engenharia desacreditadas e destruídas e postos de trabalho são eliminados sem posicionamento do sistema” ressalta.

Por outro lado, o candidato Jovanilson Freitas afirma que o Crea Goiás não possui um cronograma de planejamento e gestão de médio prazo. Para tanto, se for eleito presidente, objetiva estabelecer um plano plurianual para a gestão e planejamento para a autarquia. “Vamos buscar a valorização das engenharias”, enfatiza.

É pretensão dele mostrar tanto para a sociedade como para profissionais a importância que tem o sistema e o quanto são fundamentais para o desenvolvimento de comunidade, cidades, Estado e País. Para a efetivação deste cenário, o candidato a presidente do Crea Goiás anuncia que a sua gestão atuará na valorização profissional e no reconhecimento das entidades de classe, instituições de ensino e empresas de engenharia

Na valorização profissional fortalecerá os profissionais do Crea Goiás impondo fiscalização eficiente e rigorosa no combate ao exercício ilegal das profissões. E também estabelecerá a sua capacitação contínua por meio de palestras, cursos, participação em eventos técnicos e exigirá das empresas o cumprimento da Lei 4.950-A/66, de ter em seus quadros profissionais do sistema.

Bem como implantará reuniões contínuas com os profissionais para o conhecimento do sistema Confea/Crea, sua estrutura, legislação, responsabilidades e fará ainda com que o sistema trabalhe em defesa dos profissionais. No reconhecimento das entidades de classe trabalhará para que sejam ferramentas de divulgação de ações em prol dos associados.

Para enaltecer as instituições de ensino unificará as grades escolares para os profissionais terem suas atribuições por formação, bem como para que os cursos das engenharias à distância (EAD) sejam homologados em conformidade com a formação dos egressos. E formatará convênios com as empresas para que os novos profissionais tenham nelas a primeira oportunidade profissional.

A intensão, com isso, é tornar o Crea Goiás parceiro nas discussões do mercado de trabalho, ações e representações junto às empresas de engenharia na manutenção dos postos de emprego. Outra ação da gestão será priorizar os recursos tecnológicos e disponibilizá-los aos profissionais e formar e capacitar com conhecimentos os colaboradores no atendimento que prestam ao segmento.

Perfil

O candidato a presidente do Crea Goiás, Jovanilson Freitas, engenheiro eletricista, é pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Gestão em Auditoria, Perícia Ambiental e Engenharia da Qualidade. Também é Auditor líder de certificação das Normas ISO 9001/14001 e OHSAS 18001 e Perito Judicial do TJ-GO. Atuou como conselheiro do Crea-GO nos períodos de 2006 a 2009 e de 2013 a 2018.

Foi eleito seis vezes coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, além da Coordenadoria nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica nos anos de 2016 e 2018. E ainda eleito coordenador da Coordenadoria Nacional das Comissões Ética, no ano de 2015. É associado da Associação Goiana de Engenheiros de Segurança do Trabalho e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás

Presidiu a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de Goiás em 2011/2013 e foi funcionário da Celg e Furnas Centrais Elétricas. Atuou como professor titular na Unialfa no período de 2013-2015, sendo atualmente professor convidado nos cursos de Pós-Graduação da RTG e cursos profissionalizantes do INPEG.

Eduardo Rocha
Jornalista - 00653
Compartilhe no Google Plus

Publicidades

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.