Mulher trocando pneu? Na Cidade de Goiás elas podem! Afirma Elenízia da Mata diretora do CEAM.


No dia 08 de março na Cidade de Goiás um fato inusitado proporcionado pelo CEAM - Centro Especializado de Atendimento a Mulher, na pessoa da sua Diretora Elinízia da Mata, provocou expectativa e curiosidade na maioria da população feminina da cidade.

Trata-se do Mini-Curso de troca de pneus para mulheres, que aconteceu na Praça de Eventos da cidade, o acontecimento fez parte das Comemorações do Dia Internacional da Mulher, e claro que foi ministrado por quem entende do assunto, a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do 6º BPM - Cidade de Goiás.

Os PM's Sub Tenente Rosilene e o Sd. Wendel fizeram questão de apontar cada detalhe, observando os preceitos das leis de trânsito, e também as normas técnicas. Segundo Elenízia em suas redes sociais ela afirmou ''É conquista! O Minicurso "Troca pneus? Nós Podemos! Foi muito bom. Celebramos o 8 de Março empoderando Mulheres! Agradecemos as mulheres que deram sentido à nossa ação''.



Indagada se ela sabia ou aprendeu a trocar um pneu, Elenízia foi enfática: “Eu particularmente não sabia trocar pneu, embora dirija a muito tempo. Logo, essa ideia de que mulheres são frágeis demais para lidarem com a situação me incomodou e eu, como muitas outras mulheres, nunca tentei fazê-lo, porém reconheço que é uma necessidade. Participaram do curso 15 mulheres, aprendemos a trocar pneus, estamos aptas agora a realizar essa tarefa com os braços e a força que Deus nos deu. Foi uma experiência muito boa porque além de compartilharmos que essa é a forma para qual fomos educadas, isso é, deixar esse serviço apenas para os homens, podemos romper barreiras, empoderarmos umas às outras, celebrarmos o 8 de Março de outro modo sem ser apenas com a cultura de dar flores, o que nós queremos é respeito! Também é importante pontuar que queremos crescer, assim como é importante para um homem saber cozinhar e cuidar de uma criança, é fundamental também que as mulheres avancem e conquistem outros espaços, aliás, como é que pode, nós sabermos dirigir mas não sabermos trocar um pneu? 
Foi muito produtivo, uma tarde leve. O curso foi ministrado pela Patrulha Maria da Penha, falando também sobre os riscos de trocar um pneu sem seguir as orientações técnicas corretas. Muitas pessoas já estão pedindo que façamos outro curso de Mecânica Básica e é um projeto futuro, pois assim vamos avançando, ocupando lugares e tendo uma vida mais autônoma, assim como os homens devem avançar na proteção e apoio a mulheres em todas essas áreas.” Acrescentou ela.

Por Gessy Chaves
Jornalista
MT/GO 3243

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf