.bmp)
Pensando nisso o Projeto RENASCER nos meses de agosto e setembro realizou através de mutirões o fechamento de nascentes, limpeza e manejo de pomares, construção de curvas de nível e bacias de captação em propriedades de participantes do Projeto. Foram realizadas capacitações ao público presente e beneficiários quanto à construção de cercas, condução de pomares e conservação de solo.
As ações do mutirão foram realizadas na propriedade do Sr. Mozair de Borba, na região das Lajes e Campo Grande no dia 16 de agosto e na propriedade do Sr. Pedro Nunes no dia 13 de setembro de 2013, na região Ana Félix.
Na oportunidade a equipe técnica do Projeto RENASCER expôs aos produtores rurais sobre a produção de alimentos orgânicos, estes que vem ganhando força na agricultura e pecuária. No município de Itapuranga, já existe agricultores produzindo alimentos com selo de certificação de produto orgânico, na área de hortaliças e fruticultura. A agricultura familiar é o caminho a ser seguido na introdução desses produtos no comércio local, pois estão diretamente ligados à cooperativa e associações no município, com respeito ao meio ambiente.
Desta forma, o Projeto RENASCER, executado pela Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga – COOPERAFI, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Ambiental está contribuindo para a melhoria de da qualidade de vida dos agricultores familiares do município de forma sustentável.
O projeto tem como objetivo recuperar e conservar nascentes, os recursos hídricos e áreas degradadas através de práticas agroecológicas, com foco na participação coletiva e educação ambiental.
“Percebemos que essas ações são importante, pois tem motivado cada vez mais o envolvimento dos participantes do projeto e de outras pessoas que ainda não conheciam as práticas desenvolvidas pelo mesmo. Com isso, acrescenta o Coordenador do Projeto, Sr. Werciton Nascimento, temos conseguido ir além das ações propostas, sendo que a cada dia conscientizamos outras pessoas da importância em pensarmos e agirmos de forma consciente para a conservação ambiental,” afirma o coordenador. Confira fotos abaixo.
.bmp)
.bmp)
.bmp)
.bmp)
.bmp)
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários anônimos não serão publicados.