Caminhoneiros em greve fecham BR-070 em Jussara - GO


Caminhoneiros de Jussara aderiram na manhã de quinta-feira, 24/05, à Greve Nacional dos Caminhoneiros contra o preço dos combustíveis fechando a BR-070 para o tráfego de caminhões.

A principal exigência é a queda no preço do óleo diesel: segundo os representantes dos transportadores, o custo atual do óleo torna inviável o transporte de mercadorias no país.

O bloqueio vale apenas para caminhões, os demais veículos tem livre trânsito. De acordo com um caminhoneiro, “a manifestação é pacífica e ordeira, buscamos a defesa de melhores condições de trabalho num País melhor para todos.” Pneus estão sendo queimados às margens da rodovia BR-070 sinalizando o seu bloqueio.

Caminhões e máquinas agrícolas fazem parte do bloqueio em Jussara, mas o movimento ganhou adesão de trilheiros, a exemplo do jeep “Zé do Brejo”, do jeepeiro Cleib Alencar, estacionado no início do bloqueio com os dizeres: “Fora Temer! Apoiando os caminhoneiros!”

Na cidade grandes filas nos postos de gasolina formada por consumidores receosos pela falta de combustíveis que já começa sumir em algumas bombas. A previsão é de falta do combustível na cidade já na tarde desta quinta-feira.

GREVE DOS CAMINHONEIROS PROVOCA ALTA DOS PREÇOS DE ALIMENTOS E COMBUSTÍVEIS

Pelo 4º dia seguido, nesta quinta-feira (24), caminhoneiros fazem manifestações em 25 estados mais o Distrito Federal causando reflexos por todo o país. Os atos são contra a disparada do preço do diesel que faz parte da política de preços da Petrobras, em vigor desde julho do ano passado.

Entre as consequências estão a redução nas frotas de ônibus em várias cidades, inclusive, capitais; a disparidade de preços nos postos de combustíveis. Em alguns estabelecimentos já há falta, além de grandes filas; o desabastecimento em supermercados, principalmente de hortifrutigranjeiros; hospitais suspenderam procedimentos por conta de falta de medicamentos; fábricas de diversos segmentos pararam suas produções; e há possibilidade de racionamento de energia em Rondônia.

QUEM ESTÁ ORGANIZANDO AS MANIFESTAÇÕES?

Não existe uma organização que possa ser apontada como líder da paralisação - na verdade, a proposta de greve começou a circular de forma espontânea em redes sociais e grupos de WhatsApp de caminhoneiros.

A principal exigência é a queda no preço do óleo diesel: segundo os representantes dos transportadores, o custo atual do óleo torna inviável o transporte de mercadorias no país.

Por Gessy Chaves
Jornalista MT/GO 3243
Fonte: N. A. Canal de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf