Governador homenageia Cora Coralina com caminho inspirado no de Santiago de Compostela



Os adeptos de caminhadas históricas, ecológicas e culturais podem comemorar. Um grande incentivo ao turismo na Região central de Goiás iniciará em breve.

Inspirado em um dos principais nomes da literatura goiana, o Governo do Estado inaugura, em abril, o Caminho de Cora Coralina.

A marca registrada da sinalização, uma pegada amarela sob o fundo preto — ou invertido, para indicar o sentido contrário traz o nome “Cora” adaptado aos contornos da pegada.

O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, destaca que o Caminho de Cora Coralina faz uma referência à famosa rota de peregrinação de Santiago de Compostela, na Espanha, que mistura natureza e fé, atraindo uma infinidade de turistas do mundo inteiro.

“Queremos mostrar quanta poesia há em nossas terras, na exuberância de nossas paisagens, na possibilidade de contato íntimo com o natural e no conhecimento de nossa cultura, tradições e convívio com nossa gente hospitaleira e acolhedora”, diz Leandro.

A proposta foi homenagear a poetisa Cora Coralina, um dos principais nomes da literatura goiana, que ficou famosa por retratar a simplicidade de seu cotidiano, publicando seu primeiro livro apenas aos 75 anos.

Uma trilha de 282 km foi traçada baseada em relatos de viagens realizadas desde o século 18 e passa por regiões com morros verdes, paisagens encantadoras e um céu totalmente peculiar.

A trilha

Para percorrer a trilha, o viajante terá 3 opções: bicicleta, a pé ou a cavalo. A proposta é viajar entre as belezas do cerrado, residências dos séculos 18 e 19, ruínas de antigas lavras de ouro, fazendas e cidades históricas.

O ponto inicial da trilha será em Corumbá de Goiás e concluirá na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, local de nascimento de Cora Coralina. O Caminho passará por cidades históricas como Pirenópolis, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí. E são esperados centenas de turistas, de a pé, bicicleta ou a cavalo.

A maior parte do percurso foi sinalizada, mas esse trabalho não para! Isso porque, além de negociar a autorização de passagem por estradas particulares, a sinalização precisa ser revisada a cada três meses. A agência de Turismo do governo de Goiás agora está instalando painéis informativos em lugares estratégicos do Caminho de Cora. São 60 pontos com placas de orientação aos atletas, amantes da natureza e aventureiros.

A expectativa é que o turista use de 4 a 8 dias pra percorrer todo o trajeto. Pelas condições do terreno, é importante lembrar que o ideal é que a trilha seja feita por caminhada, a cavalo ou bicicleta e que o turista deve estar com um bom preparo físico.

Nos oito municípios por onde o caminho passa, existe uma estrutura para receber o turista com opções para hospedagem, especialmente nas cidades maiores.

A abertura da trilha, como não poderia deixar de ser, vai ser feita com uma expedição. A atleta Raiza Goulão, madrinha do Caminho de Cora Coralina, praticante de Mountain Bike, que é de Pirenópolis, vai estar à frente do grupo para um passeio de três dias, em 18, 19 e 20 de abril, que inaugura oficialmente a rota.

Quem foi Cora Coralina?

A poetisa Cora Coralina (nome artístico de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas) é considerada uma das mais importantes escritoras do Brasil. Apesar de publicar seu primeiro livro quando tinha 76 anos de idade, no ano de 1965, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas da cidade de Goiás.

Culturalmente é a maior representante do estado de Goiás na literatura, sendo motivo de orgulho e inspiração por todos os escritores goianos. Sua qualidade de escrita foi merecedora de uma saudação realizada por Carlos Drummond de Andrade no Jornal do Brasil, por conta da segunda edição de seu livro “Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais “.

Por Gessy Chaves
Jornalista
MT/GO 3243
Fonte: http://www.opiniaonet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf