Câmara Municipal da Cidade de Goiás aprova por unanimidade projeto de preservação das nascentes de água


Aconteceu nesta segunda feira/12 a sessão na Câmara Municipal da Cidade de Goiás onde foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei de Preservação, Cadastramento, e Recuperação das nascentes existentes no município de Goiás.

Esse projeto foi uma ação proposta pela Comissão de Direitos Humanos para o fortalecimento das políticas públicas que reconhece a água como potável e limpa como essencial para o pleno gozo da vida e de todos os direitos humanos. Esteve presentes professoras(es) e acadêmicos do curso de Geografia da UEG, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, CPT, o Comitê Municipal das Águas, Diocese de Goiás, Águas do Cerrado (GWATA/ UEG, grande parceiro) entre outras entidades. Importante Projeto de cunho social e educacional!

Segundo o Vereador Aderson Gouvea, 'Este projeto é fruto da articulação do Coletivo Goiás pela Água, que reúne entidades e movimentos sociais do município em torno da questão hídrica. E principalmente, acontece em um momento importante porque ocorre antes do início do Fórum Mundial Alternativo das Águas, que acontecerá em Brasília a partir do dia 19 deste mês'. Acrescentou.

Em 2017 várias ações aconteceram no município buscando a união da sociedade como um todo em prol desta causa, e uma delas foi o Dia de Campo de Recuperação da Bacia do Rio Bacalhau. Ação que aconteceu na Fazenda Tapera do Barbosa, na GO 070, Em parceria com a Saneago, o Ministério Público de Goiás, a prefeitura da cidade de Goiás, o Instituto Vila Boa dos Goyazes (IVBG) e a Emater.

O rio é responsável pelo abastecimento de água da cidade de Goiás e possui mais de 120 nascentes, agora serão recuperadas por meio do Programa de Recuperação Microbacias que acaba de ser aprovado pela Câmara Municipal de Goiás.

Por Gessy Chaves
Jornalista
MT/GO 3243

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf