Comunidade da Cidade de Goiás e de Faina recebe Certificação Quilombola


No último dia 30 de outubro aconteceu no Cine Teatro São Joaquim na Cidade de Goiás a I Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial, um grande evento que contou com a presença do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira que entregou a Certificação Quilombola às comunidades de Alto Santana, em Goiás Velho, e Água Limpa, em Faina. Erivaldo também apresentou a palestra magna Certificação Quilombola - Direitos para a População Negra.

Abrilhantando o evento, além de um grande público que lotou o Teatro São Joaquim, também estavam mulheres de grande relevância na sociedade vilaboense e no estado de Goiás. Todas relacionadas a esse grande acontecimento, que vem coroar a luta incansável na busca do referido título. Entre elas: Gláucia Maria Teodoro Reis que é Superintendente Executiva de Políticas para Mulheres e Igualdade Racial do Governo do Estado; A Prefeita de Goiás, Selma Bastos Pires; Elenízia da Mata, Diretora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) que foi o elemento fundamental na busca da referida certificação, e Mariele Soares, uma remanescente do Bairro Alto Santana, que disse ter orgulho em fazer parte desse grupo de quilombolas: ''Muito gratificante e fico muito agradecida pela certificação do alto santana onde nasci e cresci com muito amor e dignidade. Hoje somos Quilombolas com muito orgulho, fiquei muito feliz de ver nossas forças, especificamente do meu povo do Alto Santana''.


A conferência prosseguiu na terça-feira (31), no Centro de Convivência Comary Mendanha (Conviver), com debates e discussões. O destaque do dia ficou com a mesa de reflexão e debate Goiás na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos. Participam representantes do Ministério Público, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), das Escolas Famílias Agrícolas (EFA), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).


Ainda estiveram presente neste evento o Prefeito de Faina, Tiago Pedra Grande; Lucilene Santos, que é Gerente Intersetorial da Superintendência da Igualdade Racial (SAMIRA); e a equipe da Secretaria de Articulação Política por meio das Coordenadorias de Igualdade Racial e Direitos Humanos que finalizou a jornada de Conferencias Regionais de Igualdade Racial, onde o principal ponto foi o de estabelecer diretrizes e avaliar a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito municipal, estadual e nacional.

Por Gessy Chaves
Jornalista
MT/GO 3243

Fonte: Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf