Prefeita e Governador reabrem as portas do Cine Teatro São Joaquim na Cidade de Goiás



Berço da cultura goiana, a Cidade de Goiás que e local de inúmeras manifestações artísticas, teve o Cine Teatro São Joaquim reaberto neste dia 02 de junho, momento em que aconteceu também o lançamento da 19ª edição do FICA. O evento sob a liderança do Governador Marconi Perilo e da Prefeita Selma Bastos receberam diversas autoridades para o acontecimento.

Além da solenidade de entrega da obra, o violeiro goiano Marcus Biancardini realizou um show no novo e moderno espaço, que abre a temporada de eventos culturais que antecedem a mostra do Fica 2017, com apresentações musicais, teatrais e exibições de filmes durante quatro dias.

A obra de requalificação, realizada com investimentos de R$ 10,09 milhões do PAC Cidades Históricas, o principal equipamento cultural da antiga capital de Goiás foi reaberto, principalmente graças ao esforço e a dedicação da Prefeita Selma Bastos, que conseguiu os recursos oriundos do Governo Federal.

Executada pela Prefeitura Municipal de Goiás com recursos do PAC das Cidades Históricas, do Governo Federal, a obra de requalificação foi iniciada em julho de 2015 e teve, entre seus desafios, a busca por uma solução arquitetônica que melhor contextualizasse o edifício em relação a seu entorno.

O prédio, depois de passar por dois anos em obras, finalmente é entregue novamente a população goiana, já que é um patrimônio dos goianos, pois o Teatro São Joaquim é o teatro mais antigo do Estado. E mais, é considerado o primeiro teatro do Centro-Oeste. Foi inaugurado em 1857, no Beco da Lapa, na Cidade de Goiás.
Logo no início, o teatro exibia peças dos grandes centros, São Paulo e Rio de Janeiro.
Com a mudança da capital e, conseqüentemente, transferência dos funcionários para Goiânia, o Teatro São Joaquim entrou em decadência e, algum tempo depois, transformou-se em ruínas.
Nos anos 80, o Estado então adquiriu o prédio onde existia o Cine Anhanguera, que também estava sendo desativado. E em 1992, reativou (no novo espaço) o sonho de muitos goianos se tornou realidade: o Teatro São Joaquim voltou a ser palco de grandes espetáculos.

Fotos de Lázaro Ribeiro/goiasagora
Por Gessy Chaves
Jornalista
MT/GO 3243

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf