Riquezas de Goiás Velho - Marly Mendanha - Artista Plástica


Marly Soares Mendanha Bavani
Nome artístico: Marly Mendanha Bavani
Cidade de Goiás-GO


Durante vinte e três anos (1988-2011), atuou como professora na Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle” na cidade de Goiás, onde a partir de 2011, assume a Direção da Escola. Desde criança, já demonstrava habilidade para as artes e a partir de 1980 inicia seus estudos artísticos na Escola de Belas-Artes. Atualmente é pintora, escultora, desenhista, ceramista, xilógrafa, fotógrafa, articulista, animadora e documentarista. Filha de Aureliano M. Rodrigues e Calixta Soares Mendanha, nascida em 15/06/1963, em Itauçu-GO.

Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia "Cora Coralina", com cursos de Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Formação Sócio Econômica do Brasil; cursou também Artes Visuais e Cênicas, Extensão do Instituto de Artes da UFG, pelo Centro Universitário de Integração e Arte (CUIA), no ano de 1985. A partir de 1988, inicia sua carreira como professora concursada, na Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle" da Cidade de Goiás.

Seu nome integra o Dicionário das Artes Plásticas em Goiás (Amaury Menezes)-1998, Anuário Brasileiro de Artes Plásticas vol. VII – Editora Roma – São Paulo-SP - 2008, Dicionário dos Gravadores Brasileiros – Rio de Janeiro-RJ, Revista Consulte/Arte/Decoração/Arquitetura-São Paulo-SP, Antologia Poética e Contos – SESI/ Arte Criatividade, Goiânia-GO - 2007/2008, Centenário do Cinema em Goiás - 2009/2010 (livro de Beto Leão), 1ª Edição do Livro Roteiro das Artes Plásticas – São Paulo – SP - 2013, Catálogo de Artistas Plásticos do Vernissage Vol. VIII - 2008/2009, dentre outros.

É co-fundadora da Associação dos Artistas Plásticos da Cidade de Goiás (AAPCG), do Grupo Teatral "K entre Nós" e da União de Cineclubes Goianos. Ao longo dos anos vem ministrando oficinas e palestras, principalmente para o público estudantil.

Tem participado de concursos e salões de artes, dentro e fora do Estado; recebendo prêmios em diferentes categorias. Ilustrou livros e cartazes onde manteve sua visão do cotidiano da Cidade de Goiás, antiga capital do Estado de Goiás, que em 2001 recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. Suas principais exposições aconteceram em Londres (Inglaterra) no ano de 1995, Lisboa (Portugal) em 2003, Budapeste (Hungria), Hard (Áustria), Bratislava (Eslováquia) e em Santiago (Chile) no ano de 2009. No ano de 2011, citamos: Viena (Áustria), Montemour (Portugal), Madri (Espanha.). Túnis (Tunísia), Roma (Itália), Santo Domingo (República Dominicana) no ano de 2013, em 2015, Bucareste (Romênia), Porto (Portugal), 2016, Sofia (Bulgária), Oslo (Noruega), Santo Domingo (República Dominicana), Roterdã (Holanda). Já são mais de 3.000 obras espalhadas pelo Brasil e exterior.

A partir de:
1980 - Frequenta Escola de Belas Artes - Cidade de Goiás-GO.
1985 – Artes Cênicas pela UFG com Teatrólogo Hugo Zorzetti.
1991 - Participa do Projeto "Arte Popular", onde pinta vários painéis pela Cidade de Goiás e do movimento “Balançando o Coreto”.
1992 – Participa do curso: A arte de ver a arte, com o artista Elder Rocha Lima.
1998 - Ministra Oficinas de Desenho e Pintura, a partir das obras de Monteiro Lobato. Goiás-GO.
1999 - Participa da Oficina de Monotipia, dentro do II Festival de Artes da Cidade de Goiás, promovido pelo (CEFET) e Fundação Pedro Ludovico.
2000 - Participa da Oficina "Arte Contemporânea", promovida pelo Centro Federal de Educação Tecnológica· (CEFET), por ocasião do III Festival de Artes da Cidade de Goiás, com Edney Antunes.
2000 - Participa da Oficina de Modelagem em argila, III Festival de Artes da Cidade de Goiás-GO, com Luiz Olinto.
2001 - Participa da Oficina de Escultura em Ferro - IV Festival de Artes do CEFET, com Getúlio Starling.
2002 - Ministra Oficina de Desenho e Pintura – 1ª Semana Cultural da Escola Família Agrícola. Goiás-GO.
2002 - Participa da Oficina de Escultura" Torso, Figura Humana" - V Festival de Artes da Cidade de Goiás, com Getúlio Starling.
2002 - Conclui o Curso de Capacitação para Grupos Gestores das Unidades Escolares Estaduais de Goiás, promovido pela Secretaria Estadual de Educação.
2002 - Ministra aulas de pintura na Chácara de Recuperação Paraíso. Goiás-GO.
2003 - Participa da Oficina de Fotografia. Quartel do XX - Cidade de Goiás – GO, com o fotógrafo Dimas Guedes.
2003 - Participa da Oficina de Fotografia" Fotografia Brasileira no Século XIX, Passos Para Fazer Boas Imagens Fotográficas, Defeitos comuns ao Fotografar" - Unidade Universitária "Cora Coralina", Cidade de Goiás-GO.
2003 - Executa O projeto “ Repintando Nossa História", de sua autoria, que resulta em um documentário curta-metragem,dirigido por ela e pelo cineasta Lázaro Ribeiro. Este, foi exibido na programação paralela" Mostra Especial Cidade de Goiás" no V FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), no 3° Festival de Cinema" Goiânia Mostra Curtas", no XII Festival Internacional de Filmes em Fano, Itália, na TV Brasil Central (DOC TV), TV Câmara (Curtas na TV) e TV Assembleia.
2004 - Ilustra o Cartaz do “I Encontro Afro Goiano" promovido pelo Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares e SEBRAE ­Goiás-GO.
2005 - Participa do Projeto de Extensão e Cultura" Artes e Atos Goianos", promovido pela Faculdade de Artes Visuais da UFG.
2005 - Participa como ilustradora dos livros" A Metáfora das Águas e Caminhos de Pedra" da escritora Divina Paiva.
2006 -Torna-se membro associada da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas).
2006 - Produz dois documentários (curta-metragem): "Menino Natureza" e "Canto das Cigarras".
2007 – Integra o Júri Oficial de premiação da Mostra ABD, no IX FICA.
2008 – Integra o Anuário Brasileiro de Artes Plásticas vol. VII – Ed. Roma– São Paulo- SP.
2008 – Integra o Catálogo “Artistas do Vernissage” vol. VIII – Ed. Domani – São Paulo- SP.
2008 – Recebe certificado de Artista Catalogado – Editora Domani – São Paulo-SP.
2009 – Executa seu projeto: “Octo Marques, a Trajetória de um Mestre”, em parceria com a Escola “Veiga Valle”.
2009 – Faz direção de arte da animação Touradas de Picasso e do documentário Nos Passos do Cinema – de Auriovane D' Ávila.
2009 – Ministra oficina de pintura a partir de poemas de Divina Paiva e Divino Damasceno na Escola Geração Santa e Escola “Veiga Valle”, durante a Semana Nacional da Leitura e Literatura.
2010 – Produz a animação A Cor do Ouro e o experimental Água Viva.
2011 – Realiza o Documentário GO – 070 e a Animação IN NATURA.
2011 – Participa do IX Congresso de Lusitanistas: Descobrimentos e Utopias: A diversidade dos países de língua portuguesa.
2012 – Participa da 1ª Edição do Livro Consulte Arte – Roteiro das Artes Plásticas – São Paulo-SP.
2012 – Participa como atriz do elenco de "Caminho de Pedras", ficção de Lázaro Ribeiro, baseada na vida de Cora Coralina - Goiás-GO.
2012 – Coordenação Geral do Projeto "Celebra Cerrado", Organizado pela Escola de Artes Plásticas "Veiga Valle" da cidade de Goiás, no XIV FICA.
2012 – Ilustra o Livro "Sabedoria Popular" de Hamilton Brito Moraes – Goiás-GO.
2012 – Integra a 1ª edição do livro "Roteiro das Artes Plásticas" – Publi Time/ São Paulo-SP.
2012 – Ministra no Palácio Conde dos Arcos (10ª Semana Nacional dos Museus), oficina com areias coloridas, intitulada: “Poética do Arenito”.
2012 – Participa do Projeto Paulo Bertran, onde executa a pintura de Totem em homenagem ao Ambientalista na XIV edição do FICA.
2012- Inicia com o esposo, também artista plástico Paulo Bavani, o Projeto: Mesa de Memórias no ateliê Bavani e Marly Mendanha, no centro histórico da cidade de Goiás.
2013 – Executa o Troféu Brasilete Caiado, em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
2013 – Integra o Júri Oficial de seleção do XV Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA.
2013 – Participa da oficina “Aprofundamento Teatral na cena Shakspeariana” e atua como atriz na peça “Fragmentos Shakspearianos”. Direção de Sêmio Carlos.
2013 – Participa do XI Festival de Artes/IFG-GO, “Teatro de Bonecos” – CIA de Teatro Nu Escuro.
2013 – Participa do XI Festival de Artes, “Oficina Prática Canto/Coral” com o Regente Ângelo Dias.
2013 – Participa do lançamento do livro Baú de Cinzas do Escritor Divino Damasceno, onde encena “Poesia em Cena”. Direção de Sérgio Campos.
2013 – Participa do Encontro de Corais – Edição Especial, como Soprano, do Coral Belas-Artes.
2013- Executa o Projeto Recortes Visuais, juntamente com o esposo Bavani e o filho Luiz Bavani. XV FICA.
2014 – Participa das filmagens da novela “Em Família”, da Rede Globo.
2015 – Cria na Escola de Artes em Goiás, o Cineclube “Octo Marques”, por ocasião do centenário de nascimento do artista.
2015 – Produz a arte para o lançamento, pelos Correios, do selo Goiandira do Couto, em comemoração ao centenário de nascimento da Artista.
2015 – Torna-se membro da AGAV (Associação Goiana de Artes Visuais).
2015 – Ministra Oficina de Desenho para internos do Lar São Vicente de Paula.
2016 – Produz a animação “Metamorfose”.
2016 – Produz o documentário “Coroaci”.
2017 – Produz o Documentário “Gambá”, “Casulo” e “Dona Eva”.

OFICINAS CINEMATOGRÁFICAS

2003 - Elementos da Linguagem Cinematográfica, com Rosa Berardo - V FICA -Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Cidade de Goiás - GO.

2003 - Oficina de Fotografia com Toca Seabra - V FICA - Goiás- GO.

2003 - Oficina de Música Para Cinema, com o Maestro Guilherme Vaz - V FICA - Goiás-GO.

2003 - Apreciação e Análise de Filmes, com o professor Pedro Plaza -V Festival de Artes da Cidade de Goiás.

2004 - Oficina de Direção com Walter Lima Júnior - VI FICA Goiás-GO.

2004 - Oficina de Cineclubismo com Antenor G. Júnior - VI FICA Goiás-GO.

2005 - Oficina de Roteiro e Direção de Documentários com Neide Duarte - VII FICA - Goiás-GO.

2006 - Cenografia e Direção de Arte com Shell JR - VIII FICA - Goiás-GO.

2007 - Oficina de Direção em Documentários com Evaldo Mocarzel - IX FICA.

2007 - Oficina Filmes de Montagem com Joel Pizzini - IX FICA.

2009 – Oficina Como dar Cara de Cinema ao Seu Vídeo – Com Pedro Novaes – XI FICA.

2010 – Oficina de Animação com Élène Dallaire – XII FICA – Goiás –GO.

2010 – Oficina de Edição – Promovida pelo Ponto de Cultura Janela Para o Cinema – Casa de Cora Coralina e IPHAN – Goiás-GO.

2011 – Oficina de "Animação Pixilation com sucata" com Rodrigo John – XIII FICA. – Goiás-GO.

2017 - Oficina de Cinema e Vídeo Ambiental com Débora Tôrres, pela SECIMA – XIX FICA - Goiás-GO.

EXPOSICÕES COLETIVAS

1984 - Goiás Clube - Cidade de Goiás-Go.

1985 - Colégio Estadual Professor Alcide Jubé - Goiás-GO.

1986 - Museu das Bandeiras - Goiás-GO.

1987 - Palácio Conde dos Arcos - Goiás-GO.

1988 - Palácio Conde dos Arcos - Goiás-GO.

1990 - Museu de Artes de Anápolis-GO.

1990 - Palácio Conde dos Arcos - Goiás-GO.

1991 - Clube Rioverdense - Rio Verde – GO.

1991 - Escola de Artes Plásticas "Veiga Valle" - Goiás-GO.

1991 - SESC - Goiânia-GO.

1992 - Lions Clube da Cidade de Goiás -Goiás-GO.

1992 - Shopping Tamandaré - Goiânia-GO.

1992 - Galeria de Artes Frei Nazareno Confaloni- Goiânia-GO.

1992 - Jóquei Clube de Goiânia - Goiânia – GO.

1993 - Centro Cultural Patrícia Galvão - Santos – SP.

1993 - Shopping Bougainville – Goiânia-GO.

1993 - Galeria SEBRAE - Brasília-DF.

1993 - Palácio da Cultura - Goiânia- GO.

1993 - Museu de Arte Brasileira (MAB) - São Paulo – SP.

1994 - Galeria SEBRAE - Brasília-DF.

1994 - Museu das Bandeiras - Goiás-GO.

1994 - Museu de Arte Brasileira (MAB) - São Paulo – SP.

1996 - Ministério Público - Goiás-GO.

1996 - Faculdade de Filosofia" Cora Coralina" - Goiás-GO.

1998 - Projeto Terça Cultural - Assembleia Legislativa - Goiânia- GO.

1999 - Palácio da Cultura - Goiânia-GO.

1999 - Casa de "Cora Coralina" - Goiás-GO.

1999 - I Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Museu das Bandeiras - Goiás-GO.

2000 - Escola de Artes Plásticas "Veiga Valle" - Goiás-GO.

2000 - I Feira de Artes, Ciências e Tecnologia - Colégio Estadual" Professor Alcide Jubé" - Goiás-GO.

2001 - III Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) Escola de Artes- Goiás-GO.

2001 - Museu da Imagem e Som de Alagoas - Maceió – AL.

2002 - Centro de Convenções de Goiânia - Goiânia-GO.

2002 - 28° BPM de Volta Redonda – RJ.

2002 - Agência Central do Banco do Brasil - Goiânia-GO.

2002 - Universidade Católica de Goiás- Goiânia-GO.

2003 - Faculdade de Direito UFG - Goiás-GO.

2003 - Fórum da Cidade de Goiás – GO.

2003 - UEG - Unidade Universitária "Cora Coralina" - Goiás-GO.

2003 - "Goiás, Herança de Portugal" - Galeria Mitra - Lisboa, Portugal.

2003 - "Artistas do Vernissage" - Galeria Fin'arte - São Paulo-SP.

2003 - SEBRAE - Três Lagoas – MS.

2005 - Agência Central do Banco do Brasil - Goiânia-GO.

2006 - Participa da Exposição" Portal da Fé", em homenagem ao Bicentenário do Escultor Veiga Valle.

2007 - Agência Central da Caixa Econômica Federal- Goiânia-GO.

2008 - Salão do SESI Clube - Goiânia-GO.

2008 – 2º Salão Artistas do Vernissage – Museu de Arte Moderna. MAM em São Paulo-SP.

2009 – Mostra de Arte Brasileira – Centro Universitário de Maringá– Maringá – PR.

2009 – Agência Central do Banco do Brasil – Goiânia- Goiás.

2009 – Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte – MG.

2011 – Fotografia – Museu Inimá de Paula – Belo Horizonte – MG.

2012 – Pintura com Areia – Clube Português – São Paulo-SP.

2013 – Coletiva Museu da Marinha – São Paulo-SP.

2015 – Coletiva do XX Circuito Internacional de Arte Brasileira no Museu Nacional da República – Brasília – DF.

2015 – Coletiva dos associados da AGAV (Associação Goiana de Artes Visuais) intitulada: Mostra sua Arte, no Centro Cultural Octo Marques - Goiânia-GO.

2016 – XII Mostra Laurenskerk, Participação Especial, Roterdã (Holanda).

INDIVIDUAIS

1995 – Pintura – Chis Rayson Space – Londres – Inglaterra.

2002 - Gravura e Escultura - IV FICA Festival Internacional - Escola de Artes Plásticas "Veiga'Valle" Goiás-GO.

2003 - Fotografia -" Preto no Branco" - Museu das Bandeiras - V FICA - Goiás-GO.

2003 - Fotografia - Centro de Convenções de Goiânia - Goiânia-GO.

2008 – Pintura – Agência do Banco Itaú – Cidade de Goiás-GO.

2008 – Fotografia – Agência dos Correios – Cidade de Goiás-GO.

2009 – Fotografia e Pintura – Hotel Vila Boa - Cidade de Goiás-GO.

2010 – Fotografia - Galeria Conde dos Arcos – Goiás.

EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS

1995 - Pintura - Chris Rayson Space - Londres / Inglaterra.

2003 – Fotografia – Galeria Mitra – Lisboa / Portugal.

2009 – Pintura - Kossuth Klub – Budapest / Hungria.

2009 – Pintura – Vorarlberg – Hard / Áustria.

2009- Pintura – Zichyho Palác - Bratislava./ Eslováquia.

2009 – Xilogravura – Museu Pablo Neruda - Santiago/Chile.

2011 – Fotografia – Lateinamérika Institut – LAI – Viena/Áustria.

2011 – Fotografia – Museu de Montemor – Montemor/Portugal.

2011 – Fotografia – Casa do Brasil – Madri/Espanha.

2013 – Pintura - Clube Culturel Tahar Haddad - Túnis/Tunísia.

2013 - Pintura – Trittico Art Museum – Roma/Itália.

2013 – Pintura – Museo Del Hombre Dominicano - Santo Domingo/República Dominicana.

2014 – Gravura – Dubai Covention Centre – Dubai/Emirados Árabes.

2015 – Fotografia – Instituto Cervantes – Bucareste/Romênia.

2015 – Fotografia – Fundação José Rodrigues – Porto/Portugal.

2016 – Fotografia – Union of Bulgarian Artists - Sofia/Bulgária.

2016 – Fotografia – Embaixada do Brasil - Oslo/Noruega.

2016 – Fotografia – Centro Cultural Banreservas - Santo Domingo/República Dominicana.

2016 – Fotografia – XII Mostra Internacional Laurenskerk (participação Especial) Roterdã/Holanda.

SELEÇÕES E PREMIAÇÕES EM FESTIVAIS E SALÕES DE ARTE

1985 - Festival Arte e Som- Cidade de Goiás-GO.

1985 - XVII Festival de Artes GREMI - Inhumas-GO.

1986 – Festival Arte e Som- Cidade de Goiás-GO.

1986 - XVIII Festival de Artes GREMI - Inhumas-GO.

1989 - XXI Festival de Artes GREMI - Inhumas-GO.

1991 - XII Salão Nacional de Artes Plásticas - Brasília-GO.

1992 - IV Salão Nacional de Artes de Anápolis, Galeria Antônio. Sibasolly - Anápolis-GO.

1993 - IX Concurso" Programa Cultural da Universidade Católica de Goiás" - UCG - Goiânia-GO.

1993 - IV Bienal Nacional de Santos - Santos-SP.

1994 - 1° Painel SEBRAE da Arte Brasileira - Galeria SEBRAE ­Brasília-DF.

2002 – IX Salão de Artes de Volta Redonda, (Placa de Menção Honrosa) – Volta Redonda-RJ.

2003 – 2º Salão de Artes Plásticas Três Lagoas em Movimento – Três Lagoas-PR.

2003 - Obras Selecionadas para a Revista de Pintura Domani - Publicações Artísticas - São Paulo - SP.

2003 - XIII Concurso SESI Arte Criatividade - Goiânia-GO.

2005 - XV Concurso SESI Arte Criatividade - Goiânia-GO.

2008 - 18° Concurso SESI Arte Criatividade- Goiânia-GO.

2009 – 19º Concurso SESI Arte Criatividade- Goiânia-GO.

2009 – XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira - São Paulo-SP.

2009 – Recebe placa de Menção Honrosa Internacional – XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira.

2011 – XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira - São Paulo-SP.

2013 – X Salão Internacional da Mulher (ANAP) – Grande Medalha de Prata, Troféu Anita Malfatti, Troféu Salvador Dalí e Troféu Honra ao Mérito e Prêmio Master – São Paulo- SP.

2014 – X Mostra Internacional de Arte Brasileira – Arte Index Dubai – Emirados Árabes – Participação Especial.

2015 – Menção Honrosa no XX Circuito Internacional de Arte Brasileira.

2015- Recebe Prêmio Van Gogh – Ordem do Mérito das Artes Plásticas, UNAP- São Paulo- SP.

2015 – III Salão Nacional de Artes Plásticas - SNAP, Comendadora Darcy Rossi, (Medalha de Ouro), Museu da Marinha – São Paulo – SP.

2016 – IV Salão Nacional de Artes Plásticas - SNAP, Comendadora Darcy Rossi, (Medalha de Ouro e Troféu Francisco Goya), Museu da Marinha – São Paulo – SP.

FESTIVAIS E MOSTRAS DE CINEMA

2003 - 3° Goiânia Mostra Curtas – (Repintando a Nossa História) - Goiânia-GO.

2003 - V FICA (Festival de Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental) - Mostra Especial – (Repintando a Nossa História) - Goiás-GO.

2004 - 2° Mostra ABD (Associação Brasileira de Documentarista) VI FICA – (Repintando a Nossa História) - Goiás-GO.

2006 - XVIII Festival Internacional de Filmes – (Menino Natureza) - Fano-Itália.

2006 - 4° Mostra ABD (Associação Brasileira de Documentaristas) VIII FICA – (O Canto da Cigarra) - Goiás-GO.

2006 - 3° Empório SEBRAE de Cinema e Vídeo - VIII FICA - (Água Viva e A Cor do Ouro) - ­Goiás-GO.

2010 – XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA – 8ª Mostra Competitiva ABD – (Água Viva) – Troféu Octo Marques pela melhor produção vilaboense - Goiás-GO.

2010 - 8ª Mostra ABD Itinerante – (Água Viva e A Cor do Ouro ) - Goiás-GO.

2010 – 2ª Mostra Infantil FICA Animado – XII Festival – (A Cor do Ouro) - Goiás-GO.

2010 – Mostra Simultânea No Dia Internacional da Animação – 4ª Mostra - (A Cor do Ouro) – Goiânia-GO.

2010 – Mostra Competitiva Lusofonia – Cine' Eco XVI Festival Internacional de Ambiente – (Água Viva e A Cor do Ouro) - Seia - Portugal.

2010 – Mostra de Cinema de Goiás Cine' Eco XVI Festival Internacional de Ambiente– (GO-070 e In Natura) - Seia – Portugal.

2011 – 9ª Edição FEST Cineamazônia – Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – (GO-070 e In Natura) – Porto Velho-RO.

2012 – Mostra FICA na Comunidade – exibição do experimental "In Natura" - XIV FICA.

2016 – Exibição do Experimental “In Natura”, “Menino Natureza” e “Coroaci”, no Cineclube Octo Marques, na Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle” – Goiás-GO.

2016 – II Festival de Filmes de Faina - Prêmios: Ambiental e Documental, com o Filme “Coroaci” – Faina-GO.

2016 - III Festival Internacional de Cinema de Caeté com o filme “Coroaci” - Bragança-PA.

2017 – Lançamento do Documentário “Gambá” no 19º FICA, na Mesa de Memórias, realizada na Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle” -Goiás-GO.

Obs: Recebe com o experimental Água Viva, em 2010, o Prêmio Octo Marques de melhor produção vilaboense, no Xll Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA, Mostra ABD/GO.

SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E ENCONTROS

1992 - Arte de Ver a Arte - Faculdade de Filosofia “Cora Coralina" - Goiás-GO.

1993 - Seminário de Aprofundamento do Conhecimento Cultural e Histórico - Faculdade de Filosofia" Cora Coralina" - Goiás-GO.

2003 - 5° Seminário de Educação Estética - VI Festival de Artes de Goiás - Goiás-GO.

2011 – IX Congresso de Lusitanistas – Descobrimentos e Utopias - Universitat Wien – Viena- Áustria.

2013 – Seminário de Cinema – IFG/ Câmpus cidade de Goiás.

2016 – III Encontro de Cineclubes, 18º FICA (Festival de Cinema e Vídeo Ambiental), na Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle” – Goiás-GO.

2017 - IV Encontro de Cineclubes, 19º FICA (Festival de Cinema e Vídeo Ambiental), na Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle”– Goiás-GO.

HOMENAGENS

1994 - Do Jornal O Vilaboense, com uma das pessoas que faz a História de Goiás.

1996 - Da Prefeitura Municipal de Goiás, em prol dos serviços prestados à cultura.

1998 - Do PROLER da Cidade de Goiás como “Ilustre Artista Plástico Vilaboense".

2003 - Da Câmara Municipal da Cidade de Goiás - Título de Cidadã Vilaboense.

2006 - Da Associação Mulheres do Cerrado e da Prefeitura Municipal no “Evento Mulher Nota 10" – Goiás-GO.

2007 - Da Caixa Econômica Federal- Agência Vila Boa de Goiás - Dia Internacional da Mulher.

2008 – Da Escola Geração Santa- Cidade de Goiás- GO.

2009 – Do Jardim da Infância - Cidade de Goiás- GO.

2010 – Moções da Câmara Municipal de Goiás de nº 09 e 10/2010, pelo Projeto “Octo Marques” a Trajetória de Um Mestre e pelas exposições internacionais realizadas neste ano.

2012 – Homenagem como articulista do Diário da Manhã/Opinião Pública – Goiânia-GO.

2012 – Recebe Troféu Paulo Bertran pela participação no Projeto em sua homenagem, no XIV Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) – Goiás-GO.

2012 – Prêmio Goiás-Mulher – Homenagem da Câmara Municipal da cidade de Goiás – GO.

2013 – Prêmio Goiás-Mulher – Homenagem da Câmara Municipal da cidade de Goiás – GO.

2013- Recebe Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Goiás de n° 32/2013, pelos prêmios recebidos no X Salão Internacional da Mulher no Centro Cultural da Marinha em São Paulo.

2014 – Prêmio Destaque do ano em Artes Plásticas – Homenagem da CDL e Jornal Classifique - cidade de Goiás – GO.

2014- Prêmio Goiás-Mulher – Homenagem da Câmara Municipal da cidade de Goiás – GO.

2015 – Prêmio Destaque do ano em Artes Plásticas – Homenagem da ACIGO e Jornal Classifique - cidade de Goiás – GO.

2016 – Prêmio Destaque do ano em Artes Plásticas – Homenagem do Jornal Classifique e Goiás mais FM - cidade de Goiás – GO.

CITAÇÕES / REFERÊNCIAS CRÍTICAS

• Anuário Brasileiro de Artes Plásticas – Editora Roma.
• Diário da Manhã.
• O Popular.
• Jornal Classifique.
• Correio Brasiliense.
• Jornal do Brasil.
• Catálogo" I Painel SEBRAE da Arte Brasileira".
• O Vilaboense.
• Jornal Serra Dourada.
• Dicionário das Artes Plásticas em Goiás – Amaury Menezes.
• Dicionário dos Gravadores Brasileiros.
• Diário Oficial de Maceió.
• Catálogos do V, VI, VII; VIII, IX e XV FICA.
• Catálogos do VII e VIII Festival Internacional de Filmes - Fano-Itália.
• Catálogo do 3° Goiânia Mostra Curtas.
• Catálogo - Artistas do Vernissage - Volume VIII.
• Catálogo XVII Concurso SESI.
• Catálogo 19º Concurso SESI.
• Revista Consulte/ Arte/Decoração/Arquitetura.
• Antologia Poética e Contos – SESI.
• DM de Maringá- PR.
• Centenário do Cinema em Goiás 1909/2010 (livro de Beto Leão).
• Anuário Brasileiro de Artes Plásticas vols. VII – Editora Roma – São Paulo-SP.
• Caminhos de Pedra e Metáfora das Águas (livros de Divina Paiva
• 1ª Edição do Livro Roteiro das Artes Plásticas – São Paulo –SP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf