Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é adiado para agosto


O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, com a presença da prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos.
A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, anunciou nesta quarta-feira, dia 3, que a nova data do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica 2015 - será de 11 a 16 de agosto, com o tema Água.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, com a presença da prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, do superintendente executivo de Cultura, Aguinaldo Coelho, do superintendente de Ação Cultural, José Eduardo Morais, e equipe Seduce Goiás. Anteriormente, a Secretaria havia divulgado que o festival seria de 23 a 28 de junho.

Segundo a prefeita Selma Bastos, não há prejuízo algum com essa alteração de data. Ela conta que a cidade de Goiás possui um calendário movimentado, com festas religiosas, encontro de motociclismo e a filmagem de um filme longa metragem. “O Fica vai agregar a programação de agosto”, disse Selma.

O superintendente Aguinaldo Coelho contou que toda a equipe da Secretaria está na expectativa para realizar uma edição especial do festival. “Vai ser uma oportunidade muito boa de debater temas extremamente importantes e atuais”, disse Aguinaldo.

A Organização Social de Interesse Público (Oscip) vencedora da licitação foi a Idesa. A nova data do Fica foi definida após diálogo com a cidade de Goiás e Idesa e respeitando a agenda do cinema no Estado, que tem outros festivais como o Fronteira, por exemplo, que será realizado de 20 a 29 de agosto em Goiânia. O adiamento deve-se a entraves do orçamento, ajustes financeiros e conceituais do evento, que, neste ano, terá os temas do cinema e meio ambiente reforçados.

Inscrições
O Fica 2015 recebeu a inscrição de 327 filmes (111 internacionais, 164 nacionais, sendo 52 goianos), que agora passam por um processo de seleção para comporem a Mostra Competitiva. O júri de seleção será composto pelo representante da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Kim-Ir-Sem, do Conselho Estadual de Cultura, Leandro Cunha, e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Roxane Torres. O trabalho será feito no Cine Cultura.

A temática principal do Fica 2015 será a questão da água, com representantes renomados para o debate sobre a situação ambiental e sobre o audiovisual. A programação traz 28 shows de artistas goianos. A abertura será feita pela Orquestra Jovem de Goiás e o encerramento pela Orquestra Filarmônica, que prepara um repertório com temas de filmes.

Fonte Mais Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf