O Ciclo do Ouro é contado em fotos no IPHAN (Goiás)


    Outra exposição fotográfica aconteceu pararelamente no escritório do IPHAN na Cidade de Goiás. A população e o público que veio à cidade para prestigiar a Semana Santa foram convidados a conhecerem um pouco mais da história goiana. A exposição ao público foi do dia 31 de março a 5 de abril. Essa é a segunda etapa da itinerância da exposição, que já passou por Pirenópolis e, depois da temporada em Goiás, deve seguir para Corumbá de Goiás e Jaraguá.
                As fotógrafas Cidinha Coutinho, Eliane de Castro, Rosa Berardo e Rosary Esteves e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, assinam a curadoria da exposição fotográfica itinerante. 
                  Craveiro, João Basílio de Oliveira, Hercílio Fleury, Hilda Curado e A. Bonvicino são os responsáveis pelos registros de Corumbá de Goiás, Goiás, Jaraguá e Pirenópolis, criteriosamente selecionados pelas fotógrafas responsáveis pela exposição após uma extensa pesquisa em acervos particulares. Os desenhos de Lúcia Curado e do inglês William John Burchell também são representativos do momento inicial do desenvolvimento das cidades goianas, despertado pela corrida dos bandeirantes em busca de ouro.
                    A exposição acaba por retratar também a evolução de alguns processos de revelação da fotografia, englobando negativos de vidro, películas e as atuais fotografias digitais. Todas as obras são acompanhadas por fragmentos de textos de diversos escritores goianos consagrados, como Cora Coralina, Félix de Bulhões, José Mendonça, Teles e Augusto Rios.

Por Hygor Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf