Ponte da Cambaúba será entrega pelo Iphan na Cidade de Goiás, primeira obra do PAC Cidades Históricas



Totalmente recuperada, a Ponte da Cambaúba, na cidade de Goiás (GO), será a primeira obra do PAC Cidades Históricas concluída no Brasil.

Iniciados em janeiro de 2014, os trabalhos serão entregues nesta sexta-feira (6/2), às 18 horas, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura, por meio de sua Superintendência em Goiás. A lista dos projetos aprovados pelo PAC Cidades Históricas contempla 44 municípios em todo o país.

Depois das cheias do Rio Vermelho, a ponte apresentou graves patologias estruturais, sendo que depois da enchente de 2011 a estrutura chegou a ser interditada pela Defesa Civil.

De acordo com o IPHAN, o sistema construtivo da ponte era formado por fundações em blocos de concreto e pilares de madeira do tipo paliteiro, que atrapalhavam a vazão das águas do rio naquele trecho. Agora, a ponte possui estruturas em concreto com acabamento em madeira, cujo formato minimiza a retenção de detritos trazidos pelas águas, e também teve o seu vão expandido, aumentando o leito do rio e, consequentemente, sua vazão.

Por Gessy Chaves
Fonte e foto: A redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf