Vilaboenses na Solenidade de Entrega das Comendas da Cultura do Estado de Goiás “Troféu Jaburu 2014”

A noite de premiações acontece na próxima terça-feira, 02 de dezembro, às 20 horas, no Palácio das Esmeraldas, com entrada permitida com apresentação de convite individual.

Da cidade de Goiás, estão entre os homenageados o artista plástico Di Magalhães, Maria das Graças Fleury Curado, Lázaro Ribeiro, fotógrafo, documentarista e produtor independente e a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos (Cidade de Goiás).

O Troféu Jaburu, prêmio notável, será entregue ao artista José Amaury de Menezes em reconhecimento a toda uma trajetória de vida voltada para a arte. “Amaury Menezes” é um dos mais importantes e renomados artistas plásticos de Goiás, e sua história está ligada a momentos de maturidade e ascensão neste segmento, com a aplicação de técnicas e estilos modernos.

Durante a solenidade de entregas serão conferidas também seis “Medalhas de Mérito Cultural”, confeccionadas com as armas do Estado, banhadas a ouro, para os segmentos culturais: Ciências Humanas, Memória e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural; Artes Cênicas; Audiovisual; Música; Artes Visuais e Letras. E também serão outorgados 20 “Diplomas de Destaque Cultural do Ano”, para aqueles que se sobressaíram na área cultural na ano anterior.

Prêmio Nobre
Outorgado em 1980, pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás, o Troféu Jaburu é o maior e mais significativo prêmio cultural do Estado, dedicado às pessoas e entidades que mais se destacaram no campo da cultura em Goiás. O troféu recebeu o nome Jaburu em referência a uma das aves símbolo da natureza, que habita toda a América em torno das grandes bacias hidrográficas e que se encontrava ameaçada de extinção. O Troféu, em bronze, foi escolhido por meio de concurso, e tem autoria da artista plástica Neuza Moraes.

Em 34 anos de existência, o Troféu Jaburu já se destinou a diversos artistas e personalidades, entre tantos outros que ajudaram a escrever a história cultural de Goiás. Nomes como o da poetisa Cora Coralina (primeira homenageada), Siron Franco, Afonso Félix de Souza, Ana Maria Pacheco, Bariani Ortêncio e Belkis Spenzieri Carneiro de Mendonça, estão entre outros que figuram na lista de agraciados com o Troféu.

Confira aqui a lista dos homenageados com as justificativas para as premiações.

Serviço:
Evento: Entrega do Troféu Jaburu 2014, Medalhas de Mérito Cultural e Diplomas de Destaque Cultural do Ano.
Data: 02 de dezembro (terça-feira), às 20 horas
Local: Palácio das Esmeraldas
Entrada mediante apresentação de convite individual
Realização: Conselho Estadual de Cultura – Governo do Estado
Conselho Estadual de Cultura: 3201.9896 , ceculturagoias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf