Projeto RENASCER de Itapuranga - Pensamento verde que veio PRAFICAR



Equipe do RENASCER, funcionários da COOPERAFI e cooperados abraçam esta causa.

O Projeto RENASCER executado pela Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga – COOPERAFI, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Ambiental, tem como objetivo a recuperação e preservação de nascentes, recursos hídricos e áreas degradas, desenvolvendo assim práticas agroecológicas, conta ainda com ações de educação ambiental desenvolvidas ao longo do projeto.

No âmbito da recuperação de nascentes e demais áreas degradadas, o projeto recebeu fomento para a construção de um viveiro com capacidade de produção de mudas nativas, frutíferas e holerícolas. Visto que viveiro é um conjunto de benfeitorias e utensílios, em que se empenham técnicas visando obter o máximo de produção de mudas. No entanto a produção de mudas iniciou - se a partir do 2º semestre do ano de 2012 e vem passando por um processo de reorganização.

Com isso a equipe técnica do Projeto RENASCER e funcionários da Cooperativa se reuniram com os cooperados e convidados em forma de mutirão para um dia de atividades no viveiro PRAFICAR, localizado no Km 03 saída para Diolândia. Essa atividade teve como objetivo a preparação de saquinhos para recebimento de sementes, que serão utilizadas para distribuição aos beneficiários do projeto para que seja cumprido os objetivos do projeto.

O viveiro tem capacidade de produção 150.000 mudas/ano, atualmente possui cerca de 5.000 que restaram do último período de plantio, as quais estão passando por processo de manejo com o “desmame” das mesmas, que consiste no desligamento das raízes que ultrapassaram o saquinho e fixaram no solo. Este desmame ocorre durante o encanteiramento das embalagens na área de rustificação do viveiro, local onde as mudas quando atingem o tamanho adequado, são colocadas ao sol, tem como finalidade prepará-las para enfrentar as condições adversas do ambiente onde serão implantadas.

A principal atividade do dia foi a preparação de material para produção de mudas, atingindo um total de 9.000 saquinhos prontos para receber sementes nativas e frutíferas, que serão adquiridas e também coletadas em matrizes nas pequenas propriedades do município. Além disto, foi feito o manejo das mudas do sombrite para a área de rustificação do viveiro, estas que se encontram prontas para o plantio, tanto de áreas de nascentes quanto para enriquecimento de quintais.

Na ocasião também foi realizado a construção da cerca elástica no entorno do viveiro, com treinamento e capacitação dos produtores, sendo que este mesmo tipo de cerca é utilizado para fechar nascentes e matas ciliares. Aproveitando a presença de agricultores e convidados foi feito também a instalação da placa para divulgação do viveiro e do Projeto.

Foi um dia de muito trabalho e de muito entusiasmo, pois todos os participantes estavam animados em contribuir para a recuperação do meio ambiente do município através de ações solidárias.

Posteriormente, as atividades semanais continuaram a todo vapor, com enchimento de saquinhos, semeadura e manutenção da limpeza dos mesmos. Atualmente possui cerca de 80.000 saquinhos cheios, destes em torno de 40.000 já com mudas. Além disto, conseguimos uma doação de 3.928 mudas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás (SEMARH), estas que já se encontram no viveiro. Além destas, recebemos também doação de 1.000 mudas do Grupo Farias da cidade de Itapaci.

Portanto as atividades do projeto seguem simultaneamente como destaca o coordenador "continuam diariamente tanto no viveiro quanto no campo, com as visitas dos técnicos para demarcação de áreas de nascentes e matas ciliares para serem fechadas”.


Por Gessy Chaves
Fonte: Equipe Técnica do Renascer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf