Governo estadual e municipal discutem criação de consórcio na área da saúde do vale do araguaia

Com o objetivo de descentralizar as ações de saúde no Estado e desafogar a demanda por atendimento médico em Goiânia, o governador Marconi Perillo discutiu nesta segunda-feira, com 17 prefeitos das regiões do Vale do Araguaia e do Vale do Rio Vermelho, a formação de um consórcio de Saúde. A audiência coletiva foi realizada no Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, dentro das atividades de transferência da capital.

Os administradores municipais, liderados pela presidente do consórcio e prefeita de Goiás, Selma Bastos, pediram ao governador, como forma de viabilização da parceria, contrapartida inicial de R$ 150 mil, a disponibilização de medicamentos de alto custo pela Central Juarez Barbosa para a Regional de Saúde da cidade de Goiás; a implantação de uma central de hemodiálise e hemodinâmica no Hospital São Pedro de Alcântara, ambulâncias e a reforma dos hospitais municipais de Itapirapuã e Montes Claros de Goiás, além da consolidação do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) da regional.

Marconi demonstrou entusiasmo com a iniciativa dos prefeitos e garantiu que o governo do Estado não apenas vai estimular o projeto piloto, como também estendê-lo a outras regiões do Estado. “Este consórcio é uma experiência pioneira, que precisa ser repetida em outras regiões”, disse o governador, que ressaltou a importância de ouvir as demandas dos municípios. “Não estou fazendo de conta que trouxe o governo para cá”, afirmou, referindo-se aos diversos despachos administrativos realizados na cidade de Goiás.

Participaram da audiência os prefeitos Selma Bastas (Goiás), Moretson da Silva (Americano do Brasil), Fausto Brito (Araguapaz), Paulinho Peixe Vivo (Aruanã), Carlos Vítor (Britânia), Paulo de Souza (Faina), Antônio Fernandes (Guaraíta), Vilmar Sebastião (Heitoraí), Carlos Roberto da Silva (Itaberaí), Zélia Camelo de Oliveira (Itapirapuã), Jabez Cardoso (Itapuranga), Tatiane Santos (Jussara), Divina Lúcia (Mossâmedes), Gilmar Batista (Santa Fé de Goiás), Hélcio Alves (Mundo Novo), João Soares (Mozarlândia), José Vilmar (Montes Claros de Goiás) e Daniel Antônio de Sousa (Matrinchã), além dos secretários Joaquim de Castro (Articulação Institucional), Sérgio Cardoso (Articulação Política) e deputados estaduais.

Antes de se reunir com os prefeitos, o governador participou, em companhia da presidente da OVG e primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, da entrega de enxovais, fraldas e cadeiras de rodas pela OVG para os municípios da região. Na solenidade, Marconi assinou decreto que abre linha de crédito, pela Agência de Fomento, para as doceiras da cidade de Goiás. O benefício, segundo ele, será estendido futuramente a doceiras de todo o Estado.

No final da tarde, o governador inaugurou obras de asfaltamento dos setores Tempo Novo e Papyrus, com recursos do programa Rodovida Urbano. Nesta terça-feira, o governador vai autorizar em Montes Claros de Goiás obras nas GOs 326 (Montes Claros a Jaupaci) e 174 (Montes Claros a Diorama).

Por Gessy Chaves
Fonte Goiasagora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf