Fica 2013 homenageia Cora Coralina e amplia programação

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) chega à 15ª edição e dedica neste ano a homenagem do evento à poetisa vilaboense Cora Coralina. A programação traz quatro mostras de cinema (Mostra Competitiva, ABD Cine Goiás, Paralela e Fica Animado), Fórum Ambiental, Fica na Comunidade, Empório Sebrae e apresentações musicais com artistas goianos e nacionais.

O Fica 2013 será realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), de 2 a 7 de julho na cidade de Goiás. O evento tem parceria do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental (Idesa).

Ambiental

O Fica 2013 será o primeiro evento cultural e ambiental realizado pelo Governo de Goiás que terá todas as emissões de gazes de efeito estufa (GEE) neutralizadas, usando a metodologia de carbono equivalente com títulos de carbono quantificado no Cerrado e Floresta Amazônica.

O consultor ambiental do Fica 2013, Emiliano Godoi, explica que serão realizadas três vertentes na área ambiental do festival: oficinas e cursos de capacitação, Fórum Ambiental, com o desafio de destacar o papel da arte como instrumento de sensibilização para a questão, e o projeto Fica Limpo, que consiste no trabalho de minimização do impacto ambiental do evento por meio de capacitação dos fornecedores.

Para o debate sobre arte e meio ambiente, o festival terá a contribuição do jornalista André Trigueiro e da dupla de músicos Sá e Guarabyra. Trigueiro analisa o papel do cinema e Sá e Guarabyra falam do papel da música e fazem um show na sequência. Além disso, a jornalista e ambientalista Paula Saldanha faz parte do júri oficial da Mostra Competitiva do festival.

Cinema

O consultor de cinema do Fica 2013, Lisandro Nogueira, destaca a programação densa do festival, com convidados de peso. Fernando Meirelles, diretor de “Cidade de Deus”, “Ensaio Sobre a Cegueira” e outras produções, participa do festival falando sobre cinema e meio ambiente e, também, a importância das imagens para a conscientização dos graves problemas ambientais. Além disso, o diretor conversa com os cineastas estrangeiros, nacionais e goianos sobre a arte de fazer cinema.

Também contribuem para o debate cinematográfico no Fica o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, o diretor Kleber Mendonça Filho e o professor da Universidade de São Paulo (USP) Rubens Machado. Rangel fala sobre políticas para o cinema e o audiovisual que estão sendo implantadas pela Ancine nos últimos dez anos. Mendonça vai conversar com o público sobre seu filme “O Som ao Redor”, considerado o mais importante filme recente do cinema brasileiro, que será exibido antes do debate. Machado fala sobre o processo de análise fílmica e participa de laboratórios de cinema.

Apresentações culturais

Neste ano, o festival será encerrado por um grande show do cantor e compositor carioca Paulinho da Viola, no domingo, dia 7. No sábado, 6, Arnaldo Antunes, ex-Titãs, canta sucessos antigos e inéditos do seu novo “Disco”, que está sendo lançado aos poucos na internet, no seu site oficial. Na sexta-feira, 5, a companhia de dança Quasar comemora 25 anos apresentando seu mais recente espetáculo: “No Singular”.

Também fazem parte da programação musical do Fica 20 artistas goianos. Entre eles, dois são da cidade de Goiás. O processo de escolha dos músicos foi feito por meio de edital, com inscrições online e curadoria independente formada por profissionais do ramo da música: Fred Valle, Nilton Rabelo, Ney Couteiro, José Mauro (programador da Vira Cultural de São Paulo) e Carlos Calado (escritor e jornalista, colaborador da Folha de São Paulo).

Comunidade

Para os moradores da cidade de Goiás e entorno, o Fica 2013 já começou no dia 26 de maio, com a programação do Fica na Comunidade, como foco na formação de audiovisual e meio ambiente. Mais de 150 alunos de escolas locais participaram das oficinas de animação com Maurício Squarize e Wilson Lazaretti, do Núcleo de Animações de Campinas. Foram produzidos 12 curtas-metragens que serão exibidos na programação do evento, na mostra infantil Fica Animado.

Segundo Rodrigo Santana, um dos coordenadores do festival, o projeto consolidou a participação da Cidade de Goiás no evento. O escritório local do Fica realiza atividades durante o ano todo, como, mostras de cinema nos bairros de Goiás, zona rural e assentamentos. Após o Fica, o Teatro São Joaquim vai receber mostras de cinema infantis e para o público em geral. A prefeitura de Goiás é parceira do projeto Fica na Comunidade.

Fica 2013
2 a 7 de julho, cidade de Goiás
Mostras de cinema, Fórum de cinema e Fórum Ambiental
participação de dos diretores Fernando Meirelles e Kleber Mendonça
shows de Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes, Sá e Guarabyra e Quasa Cia de Dança

Confira a lista de artistas goianos selecionados para o Fica 2013:
Amauri Garcia
Assum Trio
Banda Pequi
Banda Sr Blan Chu
Boogarins
Caboclo Roxo
Criolagem (cidade de Goiás)
Darwinson
Gilberto Correia
Gloom
Gustavo Veiga
Juraildes da Cruz
Marianne Kamouza (cidade de Goiás)
Mr. Gyn
Napalm
Pedro Oliveira e Claudia Garcia com Choro in Trio
Rollin Chamas
Sertao
Terrorista da Palavra
Viajarte

Por Gessy Chaves
Fonte: Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf