Cidade de Goiás deve receber Ambulatório Médico de Especialidades

A cidade de Goiás vai reunir, nesta terça-feira (7/5), 17 prefeitos e secretários municipais de Saúde que vão conhecer a proposta de criação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Essa unidade poderá atender, com serviços de saúde, uma população estimada em mais de 200 mil pessoas residentes nos 17 municípios que compõem a regional de Saúde Rio Vermelho.

O projeto será apresentado pelo Secretário de Estado da Saúde, Antonio Faleiros e poderá ser implementado, por meio da formação de um Consórcio, pelos municípios que aderirem à proposta. Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) são centros de diagnóstico e orientação terapêutica que reúnem em um só lugar várias especialidades médicas, para atendimento aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde.

Consultas nas áreas de urologia, cardiologia, oncologia, endocrinologia, dermatologia, ginecologia e outras especialidades serão oferecidas ao cidadão, com oferta, inclusive, de exames de média complexidade para diagnóstico desses atendimentos. O AME amplia a oferta de serviços ambulatoriais facilitando o atendimento à população na cidade e região onde for implantado. Criados em 2007, em São Paulo, os AMEs têm como meta principal oferecer serviços profissionais especializados de forma humanizada.

Ao implementar os ambulatórios, o Governo de Goiás busca descentralizar os serviços especializados de saúde. Isso porque, em muitos casos, esse paciente tem que ir até a capital para encontrar assistência. De acordo com Faleiros, 41% dos pacientes atendidos atualmente em Goiânia são do interior e com a oferta do AME poderão ser assistidos em um centro mais próximo de suas localidades.


Por Jonathan Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf