Marconi Perillo Inaugura 10 leitos de UTIs na Cidade de Goiás

“Uma marca da nossa gestão é o compromisso de melhorar a Saúde Pública do Estado”. Com essas palavras o governado Marconi Perillo, ao lado do secretário de Saúde Antonio Faleiros, inaugurou na Cidade de Goiás a Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital de Caridade São Pedro D`Alcântara, com dez leitos de UTI para adulto.

A abertura, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 27, só foi possível por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a prefeitura municipal. Na solenidade estavam presentes ainda a prefeita da cidade, Selma Bastos, o presidente da Associação Dom Pedro D`Alcântara – instituição que administra a unidade, Frei Marcos Lacerda, entre outras autoridades locais.

Na ocasião o governador do estado assumiu o compromisso de prorrogar por mais 12 meses o convênio da SES com a prefeitura, o que viabiliza o funcionamento da unidade. O Hospital, que tem 188 anos de fundação, esteve fechado de 2010 a 2012 e foi reaberto em setembro do ano passado, graças ao convênio firmado com a SES, por meio do Plano de Atenção Hospitalar Regionalizada, lançado em 2011. Com o convênio, a unidade de saúde recebe desde junho de 2012 R$ 400 mil mensais. No total já foram repassados R$ 3,6 milhões para o funcionamento do Hospital.

A abertura dos leitos ajuda a descentralizar a assistência à média e alta complexidade no Estado. “A Cidade de Goiás não é a única beneficiada. Todos os municípios da região poderão ter pacientes regulados para a unidade”, frisou Faleiros. O secretário ainda ressaltou que essa gestão do governo estadual já co-financiou mais de 315 leitos de UTIs em todo o estado, fortalecendo a atenção a saúde pública na maioria das regiões de Goiás

Para Frei Marcos, a inauguração só possível graças ao apoio do governo estadual. “Não tenho dúvidas de que foram feitos muitos esforços da esfera pública para garantir esse benefício à população”. Segundo o Frei, para a ativação dos leitos de UTIs foram contratados mais de 40 profissionais de saúde, entre médicos intensivistas, neorologista, nefrologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde da cidade, João Batista Neto, o Hospital São Pedro passa a ter agora 62 leitos ativos, incluindo as UTIs, atendendo a toda a região. Também será inaugurado, o serviço de tomografia que da mesma forma vai atender pacientes dos 17 municípios da Regional Rio Vermelho.

Municípios beneficiados com os novos serviços: Araguapaz, Aruanã, Faina, Itapirapuã, Matrinchã, Mossâmedes, Mozarlândia, Nova Crixás, Itaberaí, Americano do Brasil, Heitoraí, Itaguari, Itapuranga, Guaraíta, Britânia, Jussara e Santa Fé de Goiás.

Homenagem- A Unidade de Terapia Intensiva vai receber o nome da mãe do governador Marconi Perillo, dona Maria Pires Perillo, falecida em julho de 2012. A homenagem será feita por meio de uma placa indicativa a ser descerrada no momento da inauguração.




Por Jonathan Chaves

Fonte: goiasmais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf