Câmara Municipal de Goiás homenageia mulheres

Aconteceu no dia 07 (sete) de março às 19 horas na Câmara Municipal de Goiás, uma sessão solene em homenagem às mulheres que mais se destacaram em suas atividades profissionais no ano de 2012. O evento solene deriva de um projeto de Lei apresentado pela Vereadora Zilda Assis Lôbo e aprovado no ano de 2010 em comemoração ao 08 de março, dia Internacional da Mulher. O recinto da Câmara ficou completamente tomado pelas pessoas em um bonito ato de participação popular.

Trata-se de uma justa homenagem à luta das mulheres em busca de direitos, de igualdade e de reconhecimento social. Na verdade o dia internacional da mulher tem em sua origem as marcas do massacre de centenas de mulheres que lutavam em defesa de melhoria nas condições de vida e de trabalho, as quais foram trancadas em uma fábrica de tecelagem e em seguida incendiada e que culminou com a morte das mesmas. De lá para cá muita coisa tem mudado, as mulheres através de sua coragem e determinação romperam o véu da subserviência e se colocaram e se colocam cada vez mais como protagonistas de sua causa.

A cerimônia teve início ao som da melodia de Milton Nascimento “Maria, Maria”, sendo presidida pelo Presidente da Câmara Sr. Aderson Gouvêa que cumprimentou a todas e todos destacando o trecho da Música de Milton Nascimento de que é com muita garra, muita manha e muito sonho que as mulheres têm conseguido assegurar seus direitos. Toda a sessão solene fora transmitida pela Rádio Vila-Boa FM sob a coordenação do apresentador Bento Bueno. Logo após a abertura e composição da mesa o Senhor Presidente passou a coordenação dos trabalhos para a vereadora 1ª Secretária da Mesa Diretora, Srª Zilda Lôbo autora do projeto. Estiveram presentes à sessão solene, além do Presidente e da 1ª Secretária, os Vereadores (as) Márca Cristina, Elizeu Antônio, Thalyta Curado, Jorcelino Simião e Eliane de Bastos. O Vereador José Peres estava em viagem à Goiânia acompanhando sua mãe em tratamento de saúde e foi representado por sua esposa Elaine Freire Batista e o Vereador César Caiado ausentou-se por problemas particulares.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades civis e militares e dentre elas a presença marcante da primeira mulher eleita a Prefeita do Município de Goiás, Professora Selma Bastos Pires, aliás, uma das homenageadas da noite e que fora amplamente aplaudida emocionando-se. Também presentes seu esposo Félix Pires, seus filhos Brasil e Maria Clara, o Vice-prefeito Dr. Rogério Azeredo e sua esposa Técia Prudente, o Sub-Comandante do 6º Batalhão da PM- Goiás Capitão Henrique Gorosthides Moura, e vários Secretários Municipais, dentre estes Aguinel Lourenço e Ângela Fonseca, respectivamente Controlador Interno e Secretária Municipal de Educação, os quais compuseram a mesa de autoridades representando todos os demais secretários.

As 15 mulheres homenageadas como destaque em suas atividades profissionais, eleitas através de enquete realizada pela rádio Vila Boa FM foram: Graciele Aquino pelo segmento de Comunicação, Ângela Maria A. Prudente pelo segmento da Educação, Selma Bastos Pires- Mulher política, Marli Mendanha- Artista plástica, Luziane Dias da Silva- Ação social, Dra. Celuta Cerrado de Bezerra- Área Jurídica, Dra. Thalyta- Curado- segmento Médico, Vânia Magalhães de Souza - Comerciante, Diolinda Cardoso Silva- Funcionária Pública, Eva Carolina Campos Peres - Funcionária Câmara, Fernanda Miranda- Polícia Militar, Messias Ferreira Bastos- Polícia Civil, Eliene Soares - Empresária e Da. Amélia - segmento de Restaurantes.

Na ocasião foram também homenageadas várias outras mulheres indicadas pelos Vereadores Eliseu Antônio, Márcia Cristina e Thalyta Curado, inclusive a esposa do Presidente da Câmara Da. Célia Anselmo Mendanha Gouvêa que recebera de suas mãos um bouquet de lírios.

Fora na verdade uma linda noite de homenagens, de reconhecimento e acima de tudo de muita festa e ao final da cerimônia todas as mulheres receberam como símbolo da graça e beleza, um batom entregue pela autora do projeto, Vereadora Zilda Lôbo.

Parabéns Vereadora Zilda Lôbo.
Parabéns Câmara de Goiás!


Por Jonathan Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf