Bombeiros lançam amanhã Operação Semana Santa


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lança na manhã desta terça-feira, dia 26, no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), em Goiânia, a Operação Semana Santa 2013. O foco da Corporação, que mobilizará o efetivo operacional dos Bombeiros em Goiás, é reforçar a segurança dos moradores e turistas durante o feriado da Semana Santa no Estado. Um simulado operacional de salvamento aquático marcará a solenidade.

Oficialmente, a Operação Semana Santa 2013 começa na quarta-feira, dia 27, a partir das 18 horas, na cidade de Goiás, palco da Procissão do Fogaréu, que atrai turistas de todo País e do Exterior, e segue até o domingo de Páscoa, dia 31. Na quinta-feira pela manhã, dia 28, os bombeiros estarão nas principais saídas de destinos turísticos de Goiânia, distribuindo panfletos educativos para os turistas. Os bombeiros estarão nas GOs 060, 070, 020, 080 e BR-060.

Operação Semana Santa 2013 tem os objetivos de prevenir e atuar nas áreas de acidentes de trânsito (em especial em rodovias que dão acesso aos destinos turísticos), acidentes náuticos, incêndios diversos, no resgate de bens materiais e salvamentos às vítimas diversas.

Mais uma vez o foco principal da atenção dos bombeiros será a prevenção de mortes por afogamento. Durante o feriado da Semana Santa do ano passado, duas pessoas morreram afogadas em Goiás. O número representou uma queda significativa, já que em 2011 foram seis mortes registradas. O que mais choca nesses casos de afogamento é que praticamente todos poderiam ter sido evitados, já que a causa da maioria foi a imprudência.

Balanço
Em 2012, a Operação Semana Santa do CBMGO registrou 1.189 ocorrências, a maioria relacionada a acidentes de trânsito. Foram registrados ainda 17 mortes contra 32 de 2011. A expectativa para esse ano é que o número continue caindo. Para isso, os bombeiros voltam a investir na prevenção.

Além de distribuir material educativo nos principais pontos turísticos e balneários de Goiás, o Corpo de Bombeiros Militar abriu na última semana as portas de todos os seus quartéis para ensinar à população como evitar e como agir em casos de afogamento. Os alunos tiveram gratuitamente aulas de noções básicas de salvamento aquático e uso de equipamentos obrigatórios de segurança como boias e coletes salva-vidas e noções de primeiros socorros.

Todo o efetivo operacional da Corporação espalhado por Goiás e um reforço de cerca de 100 bombeiros, a maioria guarda-vidas, participará da operação Semana Santa 2013. As unidades dos bombeiros trabalharão de forma integrada, promovendo apoio mútuo caso necessário.

Por: Juliana Chaves
Fonte: GoiásAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf