Selma Bastos consegue recurso do PAC das Cidades Históricas do Governo Federal

Em um grande esforço da dupla "SS": Prefeita Selma Bastos e de Salma Saadi a Cidade de Goiás receberá recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Apenas Goiânia e cidade de Goiás estão na lista das 44 cidades históricas brasileiras anunciadas nesta quarta-feira (30) como primeiras contempladas pelo PAC Cidades Históricas, lançado em 2009 pelo então presidente Lula. Em três anos, o governo federal liberará R$ 1 bilhão para atender projetos de revitalização e recuperação dos municípios e restauro de monumentos tombados.
Para 2013 foram reservados R$ 300 milhões e as 44 prefeituras têm até 19 de fevereiro para enviar as propostas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além das duas cidades goianas, Corumbá (MS) e Cuiabá (MT) foram os únicos municípios beneficiados no Centro-Oeste. De acordo com a superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, Pirenópolis, Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás devem entrar no pacote do governo federal durante as próximas etapas.

Grande chance
Há mais de 30 anos trabalhando no Iphan, Salma Saddi encara o PAC Cidades Históricas como “a grande chance do patrimônio cultural brasileiro”. Em sua análise, os prefeitos Paulo Garcia (PT) e Selma Bastos (PT) também receberam a notícia com entusiasmo. “O prefeito me ligou de Brasília, logo depois do anúncio, propondo a reunião para o dia seguinte”, comenta a superintendente. Do encontro de ontem, definiu-se a criação de uma unidade executora do projeto que lidará com representantes de várias secretarias. A representante do Iphan no Estado explica que as propostas da capital atenderão tanto o núcleo pioneiro (Campinas) quanto o centro da cidade, para onde se estuda, por exemplo, a limpeza das construções art déco – iniciativa batizada como Cara Limpa.
Para a cidade de Goiás, Salma Saddi toma por estratégica a característica deste PAC voltado para o patrimônio cultural. O governo federal investirá em obras de infraestrutura. “Até hoje, Goiás não tem galerias de águas pluviais, e o PAC Cidades Históricas permite esse tipo de demanda.” Iniciativas de saneamento, conserto de pontes com defeito e o embutimento da fiação aérea podem constar dentre os projetos da cidade de Goiás. “Quem não deseja tratar o Rio Vermelho para que uma enchente não seja avassaladora?”, pergunta. O encontro com a prefeita de Goiás já está agendado para antes do carnaval.

Planejamento
Especialista em Reabilitação Sustentável Arquitetônica e Urbanística da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto de Pós Graduação (Ipog), a professora Júlia Fernandes adverte: “Não adianta ser só incentivo político, tem de haver planejamento técnico por trás.” Para ela, do contrário, são feitos muitos gastos desnecessários. “É preciso articulação entre as áreas. Uma intenção ambiciosa pode se perder caso não tenha um conceito de trabalho único e multidisciplinar. Só assim é possível a reabilitação sustentável do patrimônio”, defende.
A superintendente Salma Saddi acredita no “fôlego e competência” dos dois municípios goianos para desenvolver os projetos do PAC Cidades Históricas. Hoje, o Iphan possui apenas cinco técnicos para desenvolver os trabalhos de preservação do patrimônio em Goiás. Não obstante, o programa prevê contratação temporária de técnicos que oferecerão suporte para a execução das obras.

Por Gessy Chaves
Fonte: OHOJE

Um comentário:

Antonia ramos vieira do nascimento disse...

Prefeita SELMA,estou aqui para pedir a voce e também ao corpo de bombeiro da nossa cidade,para liberar o SAIOG para nós,naõ temos meios de divertimentos em nossa cidade,o que nós restava era só o SAIOG SHOU,com o fechamento para onde vamos.Prefeita voce não vai permitir irmos para a cidade de Iteberai ,sendo que podemos divertir aqui em nossa cidade.Voce ja entrou fechando o nosso SAIOG. Queremos ele aberto,faça algo por nós.Obrigado.Antonia ramos.

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf