27/11 - 13:50 - Inauguração de 50 moradias camponesas em Faina - GO próximo dia 29/11

O MCP realiza, dia 29 de novembro, festa de inauguração de 50 moradias camponesas do município de Faina (GO), na propriedade da família Caetano. “Moradia Camponesa: nosso sonho, nossa luta, nossa conquista” é um projeto realizado pelo MCP em parceria com a Caixa e Agência Goiana de Habitação (Agehab) para a construção e reforma de casas no meio rural, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

“A moradia é resultado da luta das famílias camponesas que acreditam que a terra é mais que terra, é transformação e vida”, explica Sandra Alves da coordenação nacional do MCP. Além da casa, há um projeto social. As famílias camponesas participam de encontros de formação e oficinas para terem autonomia e adotarem práticas agroecológicas de cultivo.

Moradia Camponesa não é apenas a casa. É o ambiente embelezado com jardins, mata nativa, pássaros, pomar ecológico, hortas, plantas medicinais, variedades crioulas. Bem como abastecimento de água, saneamento básico, energia elétrica, tratamento do lixo, cuidados com a higiene da casa, ampliando a qualidade de vida da família camponesa e sendo elemento fortalecedor na luta pela permanência na terra.

Ano passado, a Caixa Econômica Federal realizou a sétima edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. Em cerimônia, ocorrida em Brasília, Moradia Camponesa foi selecionado entre os 20 melhores projetos do país, sendo o melhor do meio rural. Atualmente, o projeto concorre ao Prêmio Internacional de Dubai 2012 para Melhores Práticas, do programa Habitat da Organização das Nações Unidas (Onu). O projeto é realizado no estado de Goiás, mas a partir do ano que vem será levado a outros estados brasileiros.

Por Juliana Chaves
Comunicção MCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf