14/11 - 13:28h - IFG - Uma realidade na Cidade de Goiás

Até o presente momento a população da Cidade de Goiás ainda não tomou nota da dimensão que é a instalação do IFG - Campus Goiás. Talvez pelo fato da unidade ter se instalado nas modestas dependências do antigo quartel do XX, poucas pessoas tomaram nota do que realmente é esta instituição.

Porém quando passamos pelas unidades do mesmo IFG de grandes polos metropolitanos como Goiânia, Anápolis, Rio Verde, e até mesmo o de Inhumas - GO (foto), praticamente não acreditamos quando se fala que na Cidade de Goiás tem uma unidade daquilo que estamos vendo ali.
Os prédios, a quantidade de alunos em um vai e vem frenético em horários de pico, e a quantidade de ônibus tão somente para atender a demanda da instituição nos impressiona. Ao mesmo tempo, nos remete para a nossa Goiás, e imaginamos que em um tempo não muito longe daqui teremos certamente tudo aquilo que estamos vendo.

Alunas: Amanda e Juliana
Recentemente pudemos acompanhar a realização dos I Jogos Interclasses realizados na cidade, mais precisamente na quadra do Colégio Sant’Ana, o que também sabemos que num futuro próximo esses serão realizados em suas próprias dependências. Nesta edição dos jogos pudemos ver o empenho de seus realizadores, pessoas realmente comprometidas com o trabalho sério, além da dedicação e a garra dos alunos em participar das competições, alegria que você pode ver na foto acima, momento em que algumas alunas mostram suas medalhas.

Fabrício Cardoso
Falando à reportagem do Jornal Classifique, Fabrício Cardoso da Silva, Professor de Educação Física e organizador do evento, disse que ‘‘basta a gente analisar que o esporte por si só não muda ninguém, por exemplo, a gente tem exemplos de atletas profissionais que estão usando drogas que são pegos em exames ante-doping, estão sempre burlando as leis e o nosso esporte aqui no caso da instituição é um esporte educacional . Ele ensina além de respeitar os colegas, ensina essa questão também de não aderir ao uso de drogas, saber ganhar, saber perder . Entre outros aspectos que a gente considera de nível educacional. E o seu principal objetivo é essa integração entre alunos e servidores. É, tirar um pouco daquela questão que aula é somente na sala de aula, mas também pode acontecer aqui nesses eventos, que estão abertos para a presença do público e com certeza os alunos terão alguma coisa para levar para sua vida .

Lisandra Lavoura
Lisandra Lavoura diretora geral da unidade em Goiás - GO, também falou à nossa reportagem, e indagada sobre o desempenho dos alunos dentro desse espaço de tempo que o IFG está na cidade de Goiás, ela disse:
Lisandra: ''Bem, o trabalho dentro do IFG tem um diferencial por termos um curso de ensino médio junto a um técnico. Então nossos alunos no período de 3 anos vão ter duas formações, e isso pra comunidade, pra cidade de Goiás tem sido um diferencial, nós estamos tendo a oportunidade de oferecer, em tempo integral, os nossos alunos ficam conosco das 07:00 às 17:00h. A oportunidade desse curso integrado para a comunidade tem sido uma novidade, para os alunos tem sido um período de adaptação, mas a reciprocidade, o resultado positivo na fala de muitos alunos já tem se manifestado, na perspectiva de ter um ensino condizente, um ensino que forma para a vida, cidadãos conscientes, com responsabilidade e liberdade, cada um construindo essa cidadania junto a perspectiva de uma educação tecnológica e de formação para o mundo .
Falando sobre os fatos que narrei no início desta matéria Lisandra acrescentou:
Pois é, você tem razão sobre essa estrutura ainda não consolidada fisicamente dentro de Goiás. Foi uma decisão perante o reitor e uma equipe e que não poderíamos adiar a vinda pra Goiás até a construção efetiva. Então até para 2013 nós aguardamos, mais 60 alunos para os cursos técnicos nas áreas de Edificações e Informática para internet, e faremos a oferta de um curso ainda não decidido de PROEJA , que é para jovens e adultos a partir dos 18 aos 65 anos no período noturno. Então, ano que vem teremos a oferta de 90 vagas, 60 pro ensino médio e mais 30 pra esses jovens adultos que não vão a escola há muitos anos, não têm a formação de ensino médio consolidada, efetivamente concluída e pode retornar conosco para fazer essa formação durante 3 anos também''.


Selma Bastos
A prefeita eleita Selma Bastos também prestigiou a realização dos I Jogos Interclasses, e também falou a nossa reportagem dizendo que acha de muita importância a presença do IFG na Cidade de Goiás.
‘‘Olha, para nós é um presente ter aqui o Instituto Federal. Para Goiás é muito importante porque vai preparar os jovens. Ele vai fazer o ensino médio, e aliado a educação formal de ensino médio será preparado com cursos técnicos, e formar o cidadão para a vida e para o trabalho, então para Goiás o Instituto Federal é uma possibilidade muito real de transformação. Então nós estamos muito felizes por ter o instituto aqui na cidade. Eu fiquei sabendo que no mês de novembro já vão começar a construção da sede própria, então eu creio que vai gerar muito emprego para a cidade de Goiás e isso é muito importante.
Esse momento aqui dos jogos interclasses é um momento de alegria dos jovens e dos alunos, esta prática esportiva também é fortalecer os valores do respeito na própria competição, e onde é exercida a cidadania esse momento se torna muito importante’’.


Por Gessy Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf