30/06 - 21:13 - Fernando Gabeira da lição de moral em secretário do governo no 14 FICA

No segundo dia do fórum ambiental no 14º FICA na Cidade de Goiás, o ex-Deputado Federal Fernando Gabeira que presidia o júri da Mostra Competitiva do Fica 2012 acabou dando uma lição de moral no secretário das cidade do governo estadual.

Na verdade foi a única solução que o ambientalista encontrou para jogar água num estopim que se acendeu após integrantes da plateia se exaltarem e ameaçarem deixar o fórum quando Igor Montenegro disse respeitar a democracia, mas defendeu o governador. “O Fica foi criado por Marconi Perillo, que apóia o evento há 14 anos”. Ambientalistas interromperam a fala do secretário com frases: “aqui não é comício”, e “fora Marconi”. Algumas pessoas se levantaram e saíram e outros manifestantes receberam o apoio da figura central do debate Fernando Gabeira, que nesse momento interrompeu Montenegro e disse que o fórum não era local mais apropriado para propaganda dos programas estaduais e disparou: “Estou aqui para participar do festival de cinema ambiental. Não estou comprometido com um governo que está em sérias dificuldades”.
Gabeira disse que não disputa mais eleições e, por isso, não tem necessidade de agradar políticos. “Se nós contaminarmos o festival com partido político, eu acho que ele vai murchar, e eu falo de todos os partidos”, justificando.

Tudo isso aconteceu no fim da manha deste sábado que findava o fórum com o tema “Rio+20: resultados e perspectivas” que também contou com a presença do o coordenador de Ciências e Meio Ambiente da Unesco-Brasil, Celso Schenkel, a secretária Estadual de Meio Ambiente, Jaqueline Vieira, e do diretor de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz, mediador do debate. Na avaliação dos debatedores, a conferência realizada no Rio de Janeiro este mês foi positivo para o país devido à mobilização nacional em torno da sustentabilidade.

Cada convidado fez uma explanação e depois abriu espaço para perguntas do público. Foram levantados assuntos como política nacional de resíduos sólidos, uso da água, transgênicos e educação ambiental, além de críticas por parte do público a Rio+20, considerada por alguns como um “fracasso”.

Moradores da cidade de Goiás levantaram temas locais, desde a falta de esgoto na cidade ao uso de copos descartáveis por parte da organização do evento. Quanto ao lançamento de esgoto em um rio da cidade, a secretária de Meio Ambiente, Jaqueline Vieira, disse que o poder público vem debatendo a questão. E afirmou ainda “Nós fomos até a lua e não sabemos como cuidar do nosso lixo”.

Por Gessy Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf