25/06 - 21:52h - Fica 2012 começa amanhã

A cidade de Goiás vai se tornar, de amanhã a domingo, dia 1º de julho, a capital mundial do cinema ambiental com a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2012). O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). A abertura oficial será às 20h30, no Palácio Conde dos Arcos. Este ano, o homenageado será Paulo Bertran, economista e historiador de Goiás, falecido em 2005.

O Fica também terá como convidado especial o ator e crítico de cinema José Wilker, num tributo ao cinema e à televisão brasileira. Outra presença de destaque é a do ambientalista Fernando Gabeira, que preside o júri da Mostra Competitiva. Na cena musical, 24 bandas goianas recheiam a programação durante todos os dias do Fica. As atrações nacionais Nando Reis, Orquestra Imperial e Caetano Veloso fecham as noites de sexta, sábado e domingo. Vale lembrar que a apresentação de Caetano era um sonho antigo da organização do festival.

A Mostra Competitiva traz 19 filmes do Brasil, Alemanha, Bolívia, Guiné Equatorial, China, Portugal e República Tcheca, que disputam R$ 160 mil em prêmios. Dessa vez, os brasileiros são maioria, com 13 produções vindas de Pernambuco, Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Os filmes goianos estarão representados na Mostra ABD, de 27 a 29 de junho. São 15 filmes que mostram a diversidade da produção goiana, concorrendo a uma premiação de R$ 120 mil. O público também poderá filmes na Mostra Paralela e 16 animações na Mostra Infantil, no Fica Animado.

O Fórum de Cinema traz temas atuais, como a nova lei de TV por assinatura, e eternos, como o romance, com os palestrantes Glauber Piva, Carlos Gerbase e Luiz Felipe Pondé. Ao final do Fórum, o já tradicional debate com os realizadores do Fica. No Fórum Ambiental, o debate será sobre a Rio +20 e o papel da música e da TV na luta pela conservação ambiental, com Paulinho Pedra Azul, Marcelo Barra, Celso Schenkel, Fernando Gabeira e Paula Saldanha. Atuando na formação, o Fica 2012 traz diversas oficinas e workshows de cinema, que vão ensinar desde técnicas específicas da área à construção de um mundo melhor. No total, ampliou-se para 45 atividades de capacitação no festival. As oficinas e worshops de meio ambiente trarão lições práticas que podem ajudar a preservar o meio ambiente a melhorar a vida das pessoas. O Fica 2012 conta ainda com ampla programação realizada por parceiros, como as secretarias do Meio Ambiente (Semarh), Educação (Seduc) e Fazenda (Sefaz), UFG, Incra, Senac e Sebrae. Além de cinema e música, os moradores da cidade e turistas terão Pontos de Leitura, Espaço das Artes e Fica na Comunidade.

Por:JulianaChaves
Fonte:GoiásAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf