19/05 - 09:00h - Nomes vão se definindo para Prefeitura de Goiás

Toda a expectativa política vai aumentando à medida em que o período de campanha eleitoral vai chegando. As definições das pré-candidaturas vão acontecendo e os acordos partidários vão sendo traçados. Certo está, que a corrida pela cadeira majoritária da Cidade de Goiás já tem vários competidores, alguns já estão prontos para a partida e outros, buscando apoios para conseguir que seu nome seja o escolhido.


Certo mesmo é que, por enquanto, somente o PMDB, o PT e o PSDB já têm candidaturas praticamente homologadas. José Carlos Curado, do PMDB (foto1), é o nome forte para vencer a convenção do partido em junho. Os simpatizantes da sua candidatura lembram que o PMDB é, historicamente, uma força política importante na cidade, com grandes votações, tendo administrado o município em vários mandatos. A essa altura, a candidatura já contabiliza o apoio do PSB, nas figuras do seu presidente, o ex-deputado Barbosa Neto e do empresário José Batista Júnior, o Júnior da Friboi, um dos maiores empresários do país. O pré-candidato ainda tem a seu favor o currículo de quase trinta anos de serviço público como médico na cidade e de ser o primeiro a já ter um pré-candidato a vice, o também médico, Alexandre Augusto dos Santos. O partido ainda tece alianças políticas que possam fortalecer a candidatura.

O PT aposta no nome de Selma Bastos (foto2), que já disputou eleições para prefeito, em 2008. O partido acredita num melhor desempenho nesse ano por considerá-la uma força política em ascensão. A pré-candidata conta com o apoio do IPHAN e também de figuras proeminentes da Igreja Católica. Algumas lideranças bem tradicionais da cidade também manifestam sua preferência pela pré-candidata: Antolinda Borges e Marlene Velasco, diretoras do Museu de Arte Sacra e da Casa de Cora Coralina, respectivamente e ainda Salma Saadi, superintendente do IPHAN em Goiás. Membros do PT dão como certo o nome de Eurico Veiga, do PTC, como vice na chapa da pré-candidata.

No PSDB, Gustavo Izaac (foto3), deve disputar as eleições mais uma vez. O pré-candidato tem o apoio do atual governo do estado, porém o desgaste crescente do governo estadual com as denúncias, a nível nacional, de envolvimento em esquemas de corrupção no “Caso Cachoeira” deve atrapalhar e deixar o pré-candidato mais próximo da derrota. Esses três nomes, ao que parece, não abrem mão de suas futuras candidaturas e descartam a possibilidade de disputar como vice em outras chapas.


Outro nome que vem surgindo é Fernando Godinho (foto4), segundo ele até que provem o contrário é pré-candidato a prefeito. Fernando aguarda definição dentro do partido local (PSD), já que conta com o apoio da cúpula do partido em Brasília, que recentemente estiveram na antiga capital nas pessoas da Dep. Distrital Liliane Roriz e Rogério Rosso, que estiveram reunídos com muitos coligados em um almoço realizado no dia 05 de abril num hotel local, onde manifestaram apoio a pre-candidatura de Fernando. Por sua vez Fernando disse que seu nome está de pé, caso o presidente do partido local Dr. Rogério Azeredo abra mão de disputar o pleito, e disse ainda que é muito amigo de Rogério e não quer uma disputa interna pela pré-candidatura. Caso persista a intenção do Dr. Rogério de seguir em frente para concorrer ao maior posto político da cidade, Fernando está fora da disputa. Disse ele.

Mais um nome que vem aparecendo em conversas pela cidade como pré-candidata a prefeita, é o da Vereadora Zilda Lôbo (foto5), falando a nossa reportagem disse que realmente é pretensa candidata pelo PP, apoiada pelo atual prefeito que não deve candidatar-se, disse ela. Perguntada sobre a possibilidade de vir compor chapa com o PTdoB de Percão, que segundo correligionários seria o candidato do prefeito, disse que não faz oposição a nenhum partido, e que não descarta nem a possibilidade de vir a compor chapa com o PT de Selma. Sobre a eminência de vir enfrentar outra mulher nas urnas, disse que não vê problemas nisso, seja ela ou outra, deve haver outra mulher no páreo. Afirmou ela. Zilda Lôbo disse ainda que todos que se uniram para eleger Márcio Caiado estarão em busca de uma união futura para tentar eleger o candidato desta base.

Mais alguns nomes vem sendo falado nos mais diversos lugares por onde passamos, entre eles o de Thelma Godinho que ao invés de Zilda, seria a pré-candidata apoiada por Márcio Caiado, mas a verdade é que o atual prefeito ainda não manifestou apoio a ‘A’ ou ‘B’, corre até comentários de ele poderia vir como candidato à reeleição.

Como em política não se pode duvidar de nada, o jeito é esperar para ver.

O certo mesmo é que tudo ainda está em fase de acordos políticos em pré formações de chapas. Para que tudo se defina, só em junho quando acontecerão as convenções partidárias, porém tudo indica que será somente para ser confirmados os nomes que certamente já estarão definidos muito em breve.

Enquanto isso não acontece o Jornal Classifique está nas ruas da cidade, vendo e ouvindo todas as articulações políticas para manter o nosso leitor assíduo muito bem informado de tudo que se passa neste cenário que irá definir o futuro da nossa querida Cidade de Goiás.

Por Gessy Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf