15/05 - 13:00h - Divulgado filmes selecionados para mostra competitiva do 'Fica'

Dezenove filmes vão participar da mostra competitiva do 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Seis longas-metragens, quatro médias-metragens e nove curtas-metragens.

Entre os longas estão a ficção brasileira 'Xingu' (foto), do diretor Cao Hambúrguer e o documentário alemão 'Sob Controle', dirigido por Volker Sattel.

O número de produções que concorrerão no festival diminuiu. Segundo a Comissão de Júri de Seleção, a redução foi para primar pela excelência em qualidade. O Fica será do dia 26 de junho a 1º de julho, na cidade de Goiás.

Foram 90 horas de trabalho no Cine Cultura até que o grupo composto por cinco jurados chegasse a um veredicto. No período de 12 de abril a 10 de maio eles assistiram a 362 obras inscritas, sendo 214 brasileiros e 148 estrangeiros. Foram inscritos 258 documentários, 45 filmes de ficção, 66 longas, 87 médias e 209 curtas-metragens.

O secretário de Cultura, Gilvane Felipe, destaca que neste ano a grande novidade do festival é a elevação dos padrões de qualidade das obras cinematográficas selecionadas. A seleção dos concorrentes atendeu o regulamento do festival.

O júri foi escolhido pela Secretaria de Cultura: duas universidades, um consultor ambiental e um representante de cada entidade de produção audiovisual.

Mudanças
Com a redução dos concorrentes, não haverá três premiações: duas destinadas a filmes goianos e uma para série de televisão. A Secretaria de Cultura vai agora avaliar a destinação desse recurso, uma das possibilidades é abertura de edital para produção audiovisual. A decisão de diminuir os concorrentes foi exclusiva da Comissão de Júri de Seleção.

"É uma escolha soberana do júri, composto de cinco pessoas de moral ilibadíssima, competência comprovada na área do audiovisual e respeitabilidade pública muito grande", esclarece Gilvane. Entre os filmes que atingiram a excelência não estavam as produções de Goiás. No entanto, o secretário adiantou que haverá a Mostra ABD, dedicada exclusivamente ao cinema goiano.

Confira aqui todos os filmes selecionados

Por Gessy Chaves
Fonte: AGECON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf