02/05 - 16:00H - Cidade de Goiás recebe 14ª visita do movimento Caravana das Cidades

Foi realizada nesta quarta-feira, 2, a 14ª visita do movimento Caravana das Cidades a municípios goianos. O evento foi na cidade de Goiás, que recebeu representantes de praticamente todos os municípios da região do Vale do Rio Vermelho/Alto Araguaia. A Assembleia Legislativa participa dos debates, através de sua Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana, presidida pela deputada Isaura Lemos (PCdoB).
As visitas iniciaram em março e se encerrarão em junho. A meta é visitar 30 municípios pólos no Estado de Goiás. O projeto, do Governo de Goiás com a sociedade organizada, é desenvolvido pela Secretaria das Cidades e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento dos municípios goianos de forma sustentável. A Comissão de Habitação da Assembléia Legislativa colabora para que prefeitos, vereadores e a sociedade como um todo possam elaborar e implantar políticas públicas para melhorar a vida da população.
A abertura do evento foi feita pelo secretário de Estado de Cidades, Igor Montenegro, que falou da importância para construir cidades sustentáveis com soluções modernas para as questões de habitação, mobilidade e trânsito, saneamento e desenvolvimento urbano. “A nossa gente precisa de cidades inovadoras, que estejam mais bem preparadas para os novos desafios econômicos, sociais e ambientais, para garantir maior qualidade de vida com sustentabilidade.”
O prefeito Márcio Caiado agradeceu a escolha do seu município para a realização de debates de tamanha importância.
Foram ministradas quatro palestras: Igor Montenegro falou sobre o programa “Cidades Sustentáveis”; Jair da Cunha, superintendente da Pasta de Cidades, discorreu sobre “Zoneamento Ecológico Econômico“, enfatizando a importância das Terras Raras, e “Mobilidade Urbana e Trânsito”; Guilherme Freitas, também superintendente da Secretaria de Cidades, abordou o tema “Habitação Popular”; e Lourenço Barros, também superintendente, enfatizou a importância da água tratada e esgoto sanitário. Lembrou que os prefeitos têm prazo até agosto para apresentar projetos de resíduos.
Durante a Caravana, o Governo fará ainda um levantamento das demandas nos municípios para, depois, criar um ranking para estimular a melhoria nos serviços oferecidos à população através de ferramentas de comparação que incentivarão a busca contínua pela melhoria.
Serão realizadas audiências públicas e oficinas com os seguintes temas: "Observatório da Mobilidade e Saúde Humanas", "Zoneamento Agroeconômico Ecológico", "Plano Estadual e Municipal de Saneamento Ambiental e Políticas Públicas de Habitação e Interesse Social".
O projeto Caravana das Cidades segue agora para a cidade de Aruanã e a programação se repete nesta quinta-feira, 3.

Por Juliana Chaves
Fonte: Portal Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf