22/04 - 10:48 - Dr. Abner Curado - Ex prefeito presente no CARA A CARA

Dr. Abner de Castro Curado
O Jornal Classifique traz uma entrevista com um homem que já foi Prefeito da Cidade de Goiás por duas vezes (1993 a 1996 / 2005 a 2008). É presidente do diretório municipal do PMDB, uma das lideranças políticas da cidade. Buscamos saber junto ao o ex-prefeito o que ele pensa sobre a atual situação política da cidade e sobre os rumos das próximas eleições municipais.
Lembrando que a mesmas perguntas feitas a Abner, também foram feitas a Ronaldo Oliveira.

JClassifique - Dr. Abner, como você avalia a atual gestão?
Dr. Abner - “O momento atual que nossa cidade vive é de estagnação. Nós estamos presenciando perdas para o município que causaram um retrocesso no desenvolvimento da nossa cidade, infelizmente. Por exemplo: Foram desativados dois importantes centros de atendimento médico: o Hospital São Pedro e o PA 24 horas. Não há mais regularidade no atendimento diário médico e odontológico nos distritos rurais. Cessaram os contratos que permitiam a realização de cirurgias na cidade. Muitos médicos que eram da confiança da população deixaram a cidade. O SAMU vive sob constante ameaça de ser transferido. O Projeto Conviver foi reduzido. O Pró-Jovem (“primeiro emprego”) foi desativado. Foi fechada a Escola Profissionalizante do Bacalhau. Foram transferidas importantes regionais que funcionavam na cidade: CELG; EMATER; Junta Comercial; Tiro de Guerra. Perdemos o ranqueamento da agropecuária para gado Tabapuã. Os Jogos da Primavera, e o Festival de Música Raízes da Terra não tiveram continuidade. A etapa do Campeonato de Motocross que era realizada em nossa cidade foi suspensa. O turismo diminuiu ao ponto de provocar o fechamento de hotéis, pousadas e restaurantes. Foi cancelado o convênio que previa a implantação de uma grande fábrica de beneficiamento de tomate. As oportunidades de trabalho praticamente desapareceram, empurrando nossa população para outras cidades. Enfim, fatos como esses trouxeram um imenso prejuízo econômico, social e moral para todos nós que amamos essa cidade, onde criamos nossos filhos e vivemos nossas vidas.”

JClassifique - Quais as principais diferenças entre a sua gestão e a atual?
Dr. Abner - “Nós nunca baseamos a nossa gestão em comparações com outros períodos administrativos da Prefeitura Municipal. Não nos interessa julgar pessoalmente ninguém, a opinião pública e a história já fazem isso. O nosso trabalho foi incansável para construir um município forte para os seus cidadãos, que fosse desenvolvimentista, justo e que proporcionasse uma qualidade de vida cada vez melhor para todos os que vivem aqui. Como a prefeitura ainda era a principal geradora de empregos na cidade, o primeiro compromisso da nossa gestão foi pagar os salários em dia e honrar todos os contratos. Uma diretriz que nós nunca abandonamos foi a da valorização da mão de obra local, inclusive para os cargos titulares das Secretarias e das Chefias de Serviço, que foram sempre ocupados por gente da cidade e não por pessoas trazidas de fora. Para nós é muito claro que a nossa população é competente, talentosa e trabalhadora. Valorizando a nossa mão de obra, permitimos que os salários fossem gastos aqui mesmo na cidade, distribuindo a renda. O serviço público era mais humanizado, pois sempre havia alguém da comunidade para atender o cidadão.”

JClassifique - Como você vê a disputa nas eleições municipais deste ano?
Dr. Abner - “Esse número grande de pré-candidatos demonstra a vontade que todos têm de ver uma cidade caminhando novamente rumo ao progresso. Tenho certeza que o povo vilaboense saberá escolher o futuro prefeito, pois está bastante consciente das necessidades do município e consciente para avaliar a história e o trabalho de cada candidato. Acho que o desgaste do governo estadual com os acontecimentos envolvendo políticos em esquemas de corrupção, e também a demanda recente com os professores deve interferir, em algum grau, na escolha do candidato pelo eleitor. Acredito também que o conhecimento e a intimidade do eleitor com o candidato terão um peso bem maior na escolha do que qualquer apoio que venha das esferas federal ou estadual.”

JClassifique - Quais os principais desafios que o próximo prefeito terá que enfrentar?
Dr. Abner - “Serão diversos desafios, mas penso que os principais são: a) Renegociar as dívidas junto aos órgãos competentes, tais como as do FGTS e INSS, para que o município possa voltar a receber verbas de convênios federais e estaduais; b) Fortalecer o sistema de saúde municipal através da organização da rede de atendimento básico, dos serviços de urgência e da implantação de serviços especializados que permitam o tratamento de alta complexidade aqui mesmo na cidade. Isso significa: montar equipes de cirurgia; serviços de diagnóstico; ambulatórios de especialidades; ativação de leitos de UTI. Empenhar-se na reativação do convênio com o Hospital São Pedro; garantir a permanência do SAMU na cidade; pactuar a criação de um Pronto-Socorro regional; fomentar a instalação de clínicas que possam também credenciar-se para atendimento ao SUS e implantar um programa de qualidade para o atendimento médico e odontológico nos postos de saúde e nos distritos rurais. b) Investir continuamente na infra-estrutura dos bairros, recuperando as ruas, praças, calçadas, canteiros e prédios públicos; c) Não medir esforços para colaborar com o aumento da oferta de empregos e para a melhoria dos salários do trabalhador: criar incentivos para implantação de novas empresas; reinvestir no distrito agro-industrial; organizar polos especiais de desenvolvimento (artesanato, têxtil, alimentício, etc); estimular e investir numa política de turismo mais dinâmica, aumentando o número de eventos, a diversificação e a distribuição deles ao longo de todo o ano, criando um calendário anual de eventos; d) Revitalizar os programas sociais de distribuição de renda e capacitação para o trabalho; e) Implantar o Conselho Municipal Anti-Drogas; f) Estreitar o relacionamento com a UFG, UEG e IFG; g) Resgatar nossa tradição cultural, artística e desportiva; h) Ampliar as oportunidades de educação formal, técnica e profissionalizante, e as oportunidades de acesso ao ensino superior, ao ensino das artes e a formação esportiva; i) Patrolamento e manutenção preventiva das rodovias vicinais do município, o que beneficia os moradores das áreas rurais e toda a economia local; j) Criar políticas de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis e empreender esforços urgentes para a recuperação dos nossos mananciais, nossos rios e áreas de proteção ambiental; k) Trabalhar de modo a quitar as dívidas da municipalidade para com fornecedores e prestadores de serviços e l) Fazer cumprir os Estatutos dos Servidores Públicos Municipais, a fim de que possam receber os valores previstos em lei.”

JClassifique - Qual deve ser o perfil do próximo prefeito?
Dr. Abner - “O próximo prefeito tem que ser cidadão honesto, trabalhador, filho da Cidade de Goiás e morar no nosso município. Tem que ser conhecedor dos problemas da nossa população e ser sensível aos dramas coletivos e individuais. Tem que ser pessoa que seja reconhecida pelos serviços prestados à nossa comunidade, que tenha contato estreito com os mais carentes. Tem que ter tino administrativo e pensar no progresso do nosso município. Tem que se indignar com a pobreza e a falta de assistência. Tem que saber resolver os problemas da saúde. Tem que saber trazer mais empregos para que os nossos jovens e para que os pais e mães de família da nossa cidade não precisem ir embora. Tem que ser pessoa de fácil acesso e tem que ter coragem e independência para fazer as mudanças necessárias.”

JClassifique - Você pretende se candidatar a prefeito nas próximas eleições?
Dr. Abner - “Não, fui prefeito por dois mandatos e hoje sou o único ex-prefeito eleito (dos últimos 30 anos) que ainda reside aqui na cidade, o que demonstra o meu amor por nossa comunidade. Tenho convicção que cumpri os compromissos por mim assumidos e, no momento, opto por ser cidadão comum, colaborando e trabalhando para uma cidade melhor.”

JClassifique - Sendo presidente do diretório municipal do PMDB, como você enxerga que o partido pode colaborar nas próximas eleições municipais?
Dr. Abner - “O PMDB é um partido de muita tradição na cidade. Nós vamos certamente estar presentes, e atuantes no processo de sucessão, com candidatos que comungam com os anseios da população, que são também os ideais do partido. Nossos pré-candidatos a prefeito e a vereadores são pessoas idôneas e muito conhecidas da população, com trabalhos de muitos anos voltados para a comunidade. Por exemplo, o meu irmão Zé Carlos Curado, que todos conhecem, pois sempre morou na cidade e há trinta anos é médico aqui, é um dos pré-candidatos a prefeito que vai disputar a convenção do partido. São pessoas assim que interessam ao PMDB: que valorizam a nossa terra e o nosso povo, que trabalham com amor, com justiça e honestidade. Gente que está preparada para fazer as grandes mudanças que precisamos.”

Por Gessy Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf