20/04 - 22:11h - COCAÍNA


 Uma pessoa que esteja pensando em consumir a cocaína pela primeira vez deve consultar antes um psicólogo ou um psiquiatra. Muitas vezes essas pessoas estão na verdade entrando em depressão ou não estão conseguindo sozinhas encontrar saída para as próprias dificuldades.

A cocaína é a droga que mais rapidamente devasta o usuário, bastam alguns meses ou menos semanas para que ela cause um emagrecimento profundo, insônia , sangramento no nariz e coriza persistente , lesão na mucosa nasal e tecidos nasais , podendo inclusive causar perfuração do septo . A ação da cocaína no corpo é poderosa, porém breve, durando cerca de meia hora já que a droga é rapidamente metabolizada pelo o organismo.

Efeitos psicológicos também podem acontecer como tendência á desconfiança de tudo e todos, ansiedade, irritabilidade, estereotipias, (comportamento repetitivo de forma não justificável).

Efeitos biológicos da cocaína: os mais comuns são aceleração do ritmo cardíaco ou menos freqüentemente diminuição; dilatação pupilar tornando mais difícil estar em ambientes claros; elevação da pressão sanguínea ou menos freqüentemente diminuição da pressão ; calafrios ; náuseas e vômitos; perda de peso conseqüente á perda de apetite. Agitação psicomotora ou menos freqüente retarda psicomotor. Dores musculares, diminuição da capacidade respiratória e arritmias cardíacas.

A quantidade necessária para provocar uma overdose varia de uma pessoa para a outra, e a dose fatal vai de 0,2 a 1,5 gramas de cocaína pura. A possibilidade de overdose, entretanto, é maior quando a droga é injetada diretamente na corrente sanguínea.

Grávidas que usam cocaína podem afetar seus fetos, levando-os ao nascimento com baixo peso ou risco de rompimento da placenta e até lesões irreversíveis do cérebro, causando deficiências mentais e físicas. Grávidas que usam cocaína podem afetar seus fetos, levando-os ao nascimento com baixo peso ou risco de rompimento da placenta e até lesões irreversíveis do cérebro, causando deficiências mentais e físicas.

A cocaína foi sintetizada em 1859, e tem como origem a planta Erythroxylon coca, um arbusto nativo da Bolívia e do Peru (mas também cultivado em Java e Sri-Lanka), em cuja composição química se encontram os alcaloides cocaína, anamil e truxilina ( ou Cocamina ).


Por:JulianaChaves
Fonte: Projeto Viva Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf