20/04 - 20:10h - Bombeiro Militar da Cidade de Goiás faz palestra na UEG sobre incêndio no cerrado

O 2º Sargento Jefferson Xavier de Carvalho, da 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (8ª CIBM), na Cidade de Goiás, apresentou, na segunda–feira, dia 16, a convite do coordenador do curso de Geografia da UEG, José Alberto Evangelista, uma palestra sobre seu trabalho de conclusão de curso. O sargento é graduado em Geografia e seu trabalho abordou o tema Fogo no Cerrado: Causas e Consequências da Ação do Fogo no Bioma Cerrado no Município de Goiás .


Em sua pesquisa, o bombeiro militar buscou analisar as causas, os tipos, a prática das queimadas e incêndios, para então, compreender a ocorrência destes fatores no município de Goiás. O Cerrado vem sofrendo todos os anos no período de estiagem, mudanças em sua paisagem devido à ocorrência da ação do fogo. O fogo é um elemento presente no Bioma Cerrado, sendo um dos determinantes na caracterização de sua flora. Técnicas de manejo do fogo e medidas compensatórias podem contribuir para a conservação desse bioma. "Dessa maneira, torna-se necessário um planejamento de ações que evitem, ou, até mesmo, minimizem os danos causados pelo fogo", explicou o militar.

Em sua palestra, o Sargento Jefferson não deixou de relatar a importância da Educação Ambiental que tem papel fundamental na formação de futuros cidadãos conscientes sobre a necessidade de preservação, recuperação e uso consciente dos recursos naturais, e do papel dos futuros docentes de Geografia de repassar este conhecimento a seus alunos. No final da apresentação, foram distribuídos folhetos informativos do CBMGO, visando transmitir mensagem mais abrangente, despertando no receptor mais informações sobre prevenção de Incêndios Florestais. Confira fotos do evento.

Por Juliana Chaves
Fonte Bombeiros.go.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf