05/04 - 16:00 - Tradição do Fogaréu encanta multidão na Cidade de Goiás

Um grande número de pessoas veio à antiga capital do estado Goiás Velho, hoje Cidade de Goiás, para ver a Procissão do Fogaréu que aconteceu na madrugada do dia 05 de abril. Momento em que as luzes são desligadas, e ao som dos tambores que contam com 16 músicos começa então a perseguição onde os 40 encapuzados são acompanhados pelos moradores e turistas em rítmo acelerado.

A caminhada dos homens encapuzados que representam os soldados que saem em busca de Jesus, acontece desde o século XVI, e todos os componentes de pés descalços seguem pelas ruas de pedras, saindo da Igreja Boa Morte, passando pela Igreja do Rosário, onde encontram a mesa da última santa ceia, para então enfim encontrá-lo no alto da Igreja São francisco, que representa o Monte das Oliveiras, onde ao som do clarim anuncia-se que Jesus fora preso.

A celebração foi acompanhada por cerca de dez mil pessoas, entre eles muitos que vieram de todos os cantos do país para se encantar com o panorama colorido dos farricocos, dos antigos casarões,  enfim da noite escura de pura penumbra sob as luzes das tochas de fogo.

Este ano teve um detalhe a mais, dois telões foram instalados, um no início da procissão em frente ao Palácio conde dos Arcos, e outro no final dela, em frente a Igreja de São Francisco. Os telões permitiram a todos uma visibilidade melhor de toda a celebração.

A semana santa na Cidade de Goiás tem prosseguimento durante a quinta e a sexta-feira, e após o sábado da aleluia vem o domingo, dia em que acontece pela manhã a queima do Judas. Ato que foi discussão durante as últimas semanas na cidade, já que o bispo de Cidade de Goiás queria que isso não mais fosse realizado. Chegou-se até promover uma enquete numa rádio local para que em votação pública fosse decidido o impasse. Ocorre que 99% dos votos dos que participaram da enquete optaram pela realização da queima do boneco feito de pano que simboliza o tal traidor.
E este assunto também foi assunto na sessão da Câmara Municipal da terça-feira 04 de abril onde os vereadores através do Presidente da casa Reginaldo Adorno (Jacaré), também se manifestaram a favor da queima do Judas,

Portanto no domingo próximo acontecerá a tão esperada por todos, queima do Judas.

Por Gessy Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf