07/01 - 08:25h - Goiás Velho está em alerta por causa do volume de chuva na região


No momento, as 08:24h da manhã de hoje 07/01, o rio está cheio mas dentro da normalidade devido a retirada das barreiras de concreto a cerca de 10 dias, que ficava no leito do rio, no final da parte tombada da cidade (foto a direita). 

A cidade de Goiás Velho, está em estado de alerta por causa das chuvas que atingem a região. A Defesa Civil elaborou um plano de evacuação de parte do centro histórico, caso o volume de água do Rio Vermelho suba além do esperado.

 O Rio, teve um aumento significativo de volume de água na noite ontem para hoje 07/01, devido as intensas chuvas na região. O Corpo de Bombeiros Militar, através da 8ª CIBM/ 3ºCRBM, mantém o efetivo em estado de alerta monitorando o Rio Vermelho e afluentes orientando a população das áreas mais vulneráveis quanto aos cuidados elementares neste período chuvoso.  
A estimativa da Defesa Civil é que cerca de duas mil pessoas vivam e trabalhem na região que poderá ser desocupada em caso de alagamento, como aponta o major Jailton Figueiredo.

- É uma região turismo e de comércio, com bancos, hotéis e lojas.

- É um rio que, por ser perto da cabeceira, ganha volume muito rápido, mas também perde volume com a mesma rapidez.

Há dez anos, Goiás Velho ganhou o título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Um mês depois de ter recebido o título, a cidade enfrentou uma das maiores enchentes de sua história.

A casa em que viveu a poetisa Cora Coralina e mais 40 casarões tombados sofreram danos sérios. A destruição atingiu ainda lojas, calçadas, postes e pontes da cidade.

No ano passado, uma nova cheia deixou mais de cem pessoas desalojadas, algumas casas danificadas e provocou a interdição de oito pontes por risco de desabamento. 

A previsão é de que chova na região por vários dias.

Por Juliana Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf