21/12 - 10:34h - Lixo acumulam sobre entrada do morro do cruzeiro na Cidade de Goiás


A prefeitura limpou o terreno na semana santa, mas o amontoado de lixo voltaram aparecer. (Foto: Manoellino Carvalho Netto
A prefeitura limpou o terreno na semana santa, mas o amontoado de lixo voltaram aparecer.
A cidade Goiás foi reconhecida em 2001 pela Unesco como sendo Patrimônio Cultural da Humanidade, o morro do cruzeiro é o lugar onde se pode avistar toda a antiga Vila Boa e a Grandeza da Serra Dourada, a entrada para subir o morro fica a mais ou menos 1km do centro histórico da cidade, e esta repleto de entulhos.

Riscos
O lixo pode muitas vezes contém materiais perigosos, que oferecem sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, como baterias de veículos, pilhas e baterias comuns e de celulares, embalagens de produtos químicos, tóxicos como vemos na foto ao lado.

Doenças
O lixo depositado a céu aberto como mostra as fotos, atrai ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros, podendo transmitir doenças como diarréias infecciosas, parasitoses, amebíase etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue.

Quando o lixo se acumula e permanece por algum tempo em determinado local, começa a ser decomposto por bactérias anaeróbicas, resultando na produção de chorume, que é 10 vezes mais poluente que o esgoto. Isto por que o chorume dissolve substâncias como tintas, resinas e outras substâncias químicas e metais pesados de alta toxicidade, contaminando o solo e impedindo o crescimento das plantas, podendo chegar aos lençóis freáticos em dias chuvosos (pois aumenta a penetração do solo);

Quando chove, os líquidos que saem do lixo caem nas águas subterrâneas (processo conhecido como lixiviação), poluindo as águas do Rio Vermelho que serve de habitat para inúmeras espécies e fonte de água para muitas outras, causando considerável desequilíbrio ecológico na nossa região.

O Lixo além de poluir o cenário da serra, pode também afetar o turismo em nossa cidade, por isso vamos nos conscientizar.





Por:JulianaChaves
Fonte: GoiaséDemais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf