03/12 - 20:17h - Caminho de Cora Coralina é discutido na Segplan

A Secretaria de Gestão e Planejamento – Segplan, está discutindo as ações iniciais para implantação do Caminho de Cora Coralina, que abrange o trecho histórico e cultural do antigo Caminho Real entre as cidades de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e a Cidade de Goiás O projeto pretende resgatar a história de Goiás e traçar rotas de desenvolvimento turístico da região, além de fazer parte dos programas e projetos do Governo de Goiás para o desenvolvimento da cadeia turística do Estado no Plano Plurianual 2012-2015. Entre as principais ações a serem implantadas está a pavimentação BR-070 no trecho Itaguari/ BR-153, versão goiana do Caminho de Santiago de Compostela. O projeto Caminho de Cora Coralina prevê a implantação da nova rota turística que vai resgatar o roteiro dos antigos viajantes, com trilhas superpostas e paralelas à rodovia, associadas a espaços com áreas de descanso e mirantes em todo o trajeto. Neles haverá praças, bancos e placas indicativas e informativas, abrindo aos turistas a oportunidade de conhecer a história, geopolítica, gastronomia, cultura, festas folclóricas e arquitetura colonial portuguesa dos séculos XVIII e XIX. Aliado ao aspecto histórico e cultural, a região do bioma cerrado é dotada de uma área geográfica com atributos naturais de forte apelo turístico. Destinam-se a essas áreas fins científicos, culturais, educativos e recreativos, constituindo um bem de uso comum e auxiliando no desenvolvimento regional. O trajeto total do Caminho é de 177 Km. Começa em Corumbá passando por Pirenópolis, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e termina na cidade de Goiás, patrimônio histórico da humanidade. Prioridades Os projetos prioritários para a implantação do Caminho de Cora Coralina são:
  • Pavimentação BR-070 no trecho Itaguari/ BR-153;
  • Implantação de terminais turísticos nas cidades, como a construção dotada de centro de atendimento ao turista, vestiários e banheiros, estacionamento e áreas de camping;
  • Incentivo à implantação de pousadas, albergues e centros de restauração no trecho do Caminho de Cora Coralina;
  • Melhoria e adequação de terminais de recepção de passageiros como rodovias e aeroviário;
  • Construção de Centro de Cultura, Lazer e Esportes;
  • Melhorias na infraestrutura urbana como pavimentação, saneamento e energia elétrica;
  • Restauração de pontos históricos existentes e outros locais de interesse turístico;
  • Fortalecimento e ampliação de eventos tradicionais como Festival Internacional do Cinema Ambiental – FICA, Festival Canto da Primavera, Festival Gastronômico e festas folclóricas.
O nome do Caminho reverencia a poetisa e contista Cora Coralina, nascida na cidade de Goiás em 1889 e considerada uma das principais escritoras brasileiras.

Por Gessy Chaves
Fonte GoiaseDemais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf