28/10 - 10:14h - 60% do gado confinado no País está em Goiás


Apesar de possuir "apenas" o quarto rebanho do País, com 21 milhões de cabeças, Goiás é o maior produtor de gado confinado do Brasil, segundo a Lista Trace, que reúne propriedades aprovadas pelo Ministério da Agricultura, para exportar carne para União Europeia e para o Chile.

De acordo com informações do governo do Estado e da Faeg, de um total de 2,5 milhões de cabeças de gado em confinamento que o País possui hoje, um milhão está em Goiás, que, como ressalta o produtor Luiz Darlan Alkmin, tem clima propício à agropecuária.

Nos últimos dois anos, o preço da tonelada exportada teve 100% de elevação. O custo operacional efetivo de um confinamento é, em média, de R$ 1.637 mil por animal e a rentabilidade gira em torno de 3,69%.

Este modelo de criação dispensa o uso de tecnologias químicas e hormônios - o que atrai o interesse de consumidores na União Europeia, Chile, Rússia e Oriente Médio, além de reduzir a idade de abate do animal. O confinamento diminui o tempo de ociosidade nos frigoríficos e oferece retorno mais rápido à cadeia produtiva da carne.

Por:JulianaChaves
Fonte: MaisGoias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf