21/10 - 18:00h - UFG em parceria com Super Frango inaugura Aviário-Escola em Itaberaí


A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou nesta quarta-feira (19) o Aviário-Escola da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ). O aviário que já está em funcionamento é uma conquista da UFG. A unidade foi construída com recursos da UFG, mas funciona em regime de parceria com a empresa SuperFrango de Itaberaí. Segundo o diretor da Escola de Veterinária, Marcos Café, o aviário vai possibilitar um avanço importante na extensão, na pesquisa e no ensino da avicultura na EVZ.

O aviário foi construído dentro dos padrões da avicultura industrial com um alto nível de tecnificação e automação, tem a capacidade de criação de 23 mil frangos de corte, que são abatidos com 42 a 45 dias de idade. De acordo com Café, a parceria com a empresa SuperFrango permite a criação dos frangos de corte, sem a preocupação com a compra de insumos e com a comercialização das aves, o que garante a criação de vários lotes de frangos de corte por ano. Com o aviário, os estudantes dos cursos de Veterinária, Zootecnia e Agronomia têm um importante laboratório de aulas práticas. Ele também explica que a construção da unidade representa um marco no ensino de avicultura e permite que a EVZ proporcione aos alunos acompanhar todo o ciclo de produção do frango de corte. “Essa estrutura vai dotar a escola da mias moderna de ensino da avicultura no Brasil”, ressalta Café.

Estavam presentes, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima; o presidente da SuperFrango, José Carlos de Sousa "Zé Garrote"; o vice-presidente do Fundepec e presidente da AGA, Uacir Bernardes; o presidente do Conselho Regional de Veterinária e Zootecnia, Benedito Dias de Oliveira Filho, além de alunos, professores, técnicos e representantes de entidades ligadas ao agronegócio.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, disse que as mudanças que ocorrem no ambiente da universidade são as melhores possíveis, porque a partir delas o desenvolvimento ocorre de forma pura. Porém, ele acrescentou a necessidade de diminuir a burocracia e simplificar os processos para que empreendimentos, como esse do aviário, possam ocorrer com mais freqüência.

O reitor da UFG, Edward Brasil disse que a universidade tem a responsabilidade de agregar todos os setores da sociedade, público, provado, entidades dentre outros, porque ela é de todos. O proprietário da super frango, Zé Garrote disse que a parceria com a UFG existe desde o início da SuperFrango, só que não era oficializada. “A nossa relação sempre foi boa e próxima. Quando o professor Café veio me propor a parceria vi que isso era necessário. O melhor dessa parceria não serão os frangos, mas os alunos que vão sair daqui”, destacou.

Por Gessy Chaves
Fonte: agronegocios.goias.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão publicados.

 
© Copyright Jornal Classifique 2011 - Todos os Direitos Reservados | Powered by Grupo GBC.
Template Design iNOVA Criaçoes | Desenvolvido para Jornal Classifique e Novagraf